A pedido do Norte Agropecuário, a Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec) enviou comunicado oficial, segundo o qual, monitorou a presença de gafanhotos no norte do Estado. Conforme noticiou o Norte Agropecuário, em vídeo, produtor rural do município de Ananás mostrou a destruição causada pelos insetos. Outros produtores também foram afetados.
Caso voltem a ocorrer registros, a Adapec orienta: “A orientação para os produtores que estejam tendo prejuízos é procurar um engenheiro agrônomo da iniciativa privada para avaliar e tomar as medidas de contenção. Caso os produtores rurais identifiquem de forma anormal a quantidade dos insetos poderá notificar a Adapec pelo telefone 0800 63 11 22”.
VEJA TAMBÉM
Clique aqui e veja outras notícias relacionadas a gafanhotos
Ainda conforme a nota da agência, uma equipe esteve na região de Ananás para avaliar os danos causados pela praga. “Foi observado que os insetos já haviam se dispersado. A instituição está monitorando de perto esse fato, inclusive no restante do Estado, já que em alguns anos eles aparecem e desaparecem em algumas áreas, e na maioria das vezes, sem a necessidade de uso de controle químico”, informou a Adapec, por meio de sua assessoria de imprensa.
Confira a nota da Adapec na íntegra:
"NOTA: Gafanhotos no Tocantins
A Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) esclarece que uma equipe esteve na região de Ananás para avaliar danos causados pela praga do gafanhoto, foi observado que os insetos já haviam se dispersado. A instituição está monitorando de perto esse fato, inclusive no restante do Estado, já que em alguns anos eles aparecem e desaparecem em algumas áreas, e na maioria das vezes, sem a necessidade de uso de controle químico.
Essa praga não conta com um programa de controle oficial do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Mas, é observado devido o grau de importância econômica. O Ministério avalia a possibilidade de registro emergencial em caráter temporário de produtos comerciais (inseticidas), caso haja necessidade de intervenção, para uso em pulverizações, com capacidade de controlar os gafanhotos, uma vez que não existe produto específico registrado para esse tipo de problema no País.
Os gafanhotos estão presentes no Brasil desde o século 19, entretanto, a praga tem permanecido em sua fase isolada.
A orientação para os produtores que estejam tendo prejuízos é procurar um engenheiro agrônomo da iniciativa privada para avaliar e tomar as medidas de contenção. Caso os produtores rurais identifiquem de forma anormal a quantidade dos insetos poderá notificar a Adapec pelo telefone 0800 63 11 22."
Clique no ícone acima e ouça a entrevista
CLIQUE AQUI E VEJA OS NÚMEROS DETALHADOS DO VBP DO TOCANTINS
Clique aqui e veja o que foi publicado sobre números do VBP do Tocantins e do Brasil
Ação solidária e balanço de exportação de carne são destaques do Norte Agropecuário no Rádio
CLIQUE AQUI E OUÇA TODAS AS EDIÇÕES DO NORTE AGROPECUÁRIO NO RÁDIO
VEJA TAMBÉM
LEIA MAIS NOTÍCIAS SOBRE A FRONTEIRA AGRÍCOLA DO MATOPIBA
CLIQUE AQUI E CONFIRA TODAS AS EDIÇÕES DO NORTE AGROPECUÁRIO NO RÁDIO
CLIQUE AQUI E LEIA O QUE FOI PUBLICADO SOBRE O CORONAVÍRUS
Agricultor brasileiro é um dos que menos desmata no mundo
César Halum dá detalhes sobre realização da Agrotins 2020 de forma virtual
CLIQUE AQUI E CONFIRA TODAS AS EDIÇÕES DO NORTE AGROPECUÁRIO NO RÁDIO
IBGE aponta queda de 3,2% no abate de bovinos no Estado do Tocantins no ano passado
Frigoríficos brasileiros abateram 1,019 milhão de bovinos em março; queda é de 47%, aponta Mapa
Recorde de exportações e análise do mercado do boi no Tocantins são destaques do Norte Agropecuário no Rádio na Jovem FM
AGROVERDADES: CLIQUE AQUI E ASSISTA O FÓRUM DO AGRONEGÓCIO DO TOCANTINS, EM ARAGUAÍNA
CLIQUE NOS LINKS ABAIXO E SAIBA MAIS SOBRE O TEMA
Fieto pede ao governo do Estado suspensão de aumento de ICMS para frigoríficos do Tocantins
CLIQUE AQUI E VEJA A CÓPIA DO COMUNICADO ENVIADO PELO SRA À ASSEMBLEIA LEGISLATIVA
VEJA NESTE LINK A CÓPIA DA SOLICITAÇÃO DA FAET AO GOVERNO DO TOCANTINS
Deixe um comentário