Lúcia Brito
DE PALMAS (TO)
A diversidade produtiva da agricultura familiar está presente na Feira Agrotecnológica do Tocantins - Agrotins 2020 100% Digital, que ocorre até esta sexta-feira, 29, na plataforma www.agrotins.to.gov.br. As experiências exitosas realizadas em propriedades rurais pelo Governo do Tocacantins, por meio do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), se multiplicam transformando a realidade produtiva e econômica no meio rural.
Uma dessas atividades é a Meliponicultura, que trata sobre a criação de abelhas sem ferrão. A prática vem atraindo a atenção de dezenas de produtores, por ser lucrativa, de fácil manejo e ainda conservacionista.
O extensionista do Ruraltins Wandro Cruz mostra na Agrotins como os produtores podem manter a produção de mel nesse sistema produtivo no período de muito calor e tempo seco, bem como em época de chuvas. Além disso, apresenta dicas importantes de como alimentar as abelhas.“O objetivo é sempre trazer um outro olhar à atividade, disseminando novas tecnologias para o agricultor e outras pessoas interessadas na produção de mel, que também trabalha a preservação ambiental”, avalia o extensionista, observando que suas palestras estão na plataforma da Agrotins, no espaço Campo do Conhecimento.
Meliponicultura
A Meliponicultura (criação racional de abelhas nativas) já vem sendo difundida em todo Brasil. As abelhas nativas são de fácil manejo e podem ser criadas em áreas rurais e urbanas, seja visando o lazer, educação ou criação comercial, sendo um componente muito importante para o desenvolvimento de sistemas agroecológicos de produção adaptadas ao Tocantins, voltado principalmente para a agricultura familiar.
As abelhas sem ferrão são nativas e recebem esse nome por possuírem seu ferrão atrofiado. Além de produzirem um delicioso mel (considerado medicinal) essas abelhas desempenham um papel fundamental como polinizadores, garantindo a sobrevivência de plantas nativas e cultivadas. Apesar da sua grande importância ecológica, muitas espécies de abelhas sem ferrão estão sendo dizimadas, seja pelo desmatamento, queimadas ou uso de agrotóxicos.
Mais informações sobre o assunto podem ser obtidas na Gerência de Meio Ambiente do Ruraltins, pelo telefone: 3218 3105.
Agrotins 100% Digital
A participação do Ruraltins na Agrotins 2020 100% Digital traz as principais ações do órgão voltadas para a agricultura no Estado, dentre elas, o fomento à cadeia produtiva da mandioca, por meio do projeto Reniva; a implementação do Plano ABC (Agricultura de Baixa Emissão de Carbono); casos de sucesso da assistência técnica voltada para agricultura familiar, com palestras para o fortalecimento da cadeia produtiva da piscicultura no Tocantins; e orientações sobre o acesso ao crédito rural, por meio do Agrocrédito. O acesso as informações pode ser feito no link https://agrotins.to.gov.br/parceiros-expositores/ruraltins.html
A Agrotins é uma iniciativa do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), e parceiros, dentre eles o Ruraltins, que juntos apresentam uma vasta programação para os três dias de evento. São mais de 40 horas de programação ao vivo com palestras, workshops e leilões virtuais, por meio da plataforma www.agrotins.to.gov.br.
CLIQUE AQUI E VEJA OS NÚMEROS DETALHADOS DO VBP DO TOCANTINS
Clique aqui e veja o que foi publicado sobre números do VBP do Tocantins e do Brasil
Ação solidária e balanço de exportação de carne são destaques do Norte Agropecuário no Rádio
CLIQUE AQUI E OUÇA TODAS AS EDIÇÕES DO NORTE AGROPECUÁRIO NO RÁDIO
VEJA TAMBÉM
LEIA MAIS NOTÍCIAS SOBRE A FRONTEIRA AGRÍCOLA DO MATOPIBA
CLIQUE AQUI E CONFIRA TODAS AS EDIÇÕES DO NORTE AGROPECUÁRIO NO RÁDIO
CLIQUE AQUI E LEIA O QUE FOI PUBLICADO SOBRE O CORONAVÍRUS
Agricultor brasileiro é um dos que menos desmata no mundo
César Halum dá detalhes sobre realização da Agrotins 2020 de forma virtual
CLIQUE AQUI E CONFIRA TODAS AS EDIÇÕES DO NORTE AGROPECUÁRIO NO RÁDIO
IBGE aponta queda de 3,2% no abate de bovinos no Estado do Tocantins no ano passado
Frigoríficos brasileiros abateram 1,019 milhão de bovinos em março; queda é de 47%, aponta Mapa
Recorde de exportações e análise do mercado do boi no Tocantins são destaques do Norte Agropecuário no Rádio na Jovem FM
AGROVERDADES: CLIQUE AQUI E ASSISTA O FÓRUM DO AGRONEGÓCIO DO TOCANTINS, EM ARAGUAÍNA
CLIQUE NOS LINKS ABAIXO E SAIBA MAIS SOBRE O TEMA
Fieto pede ao governo do Estado suspensão de aumento de ICMS para frigoríficos do Tocantins
CLIQUE AQUI E VEJA A CÓPIA DO COMUNICADO ENVIADO PELO SRA À ASSEMBLEIA LEGISLATIVA
VEJA NESTE LINK A CÓPIA DA SOLICITAÇÃO DA FAET AO GOVERNO DO TOCANTINS
Deixe um comentário