Clique no ícone acima e assista ao programa
Meteorologista com experiência em meteorologia sinótica, agrometeorologia, climatologia, monitoramento hidrometeorológico, mudanças climáticas e tecnologias, o professor José Luiz Cabral foi o convidado do “Norte Agropecuário Entrevista” dessa quarta-feira, dia 17, programa transmitido ao vivo pelas redes sociais do site de notícias do Tocantins.
Cabral abordou, entre outros assuntos, as perspectivas do clima para a safra 2020/2021. Falou sobre o campo de trabalho dos profissionais da área, detalhou temas relacionados a várias culturas produtivas do Tocantins. “O estudo meteorológico auxilia o produtor rural no ponto crítico na tomada de decisão, o momento certo de plantar, por exemplo”, comentou. “Errar na previsão do tempo é um erro enorme, que traz prejuízos. Não se pode errar nisso, que o prejuízo é grande.”
LA NIÑA
O professor também deu grande destaque a possível chegada do fenômeno La Niña, que pode ser benéfico para as lavouras do Estado. Ele destacou, por exemplo, que os técnicos do Estado precisam ser capacitados para o aproveitamento correto do solo e da água na atividade de fruticultura. “Nossa preocupação é água. Precisamos capacitar os nossos técnicos quanto a reposição de água no solo. Os métodos que temos de irrigação do solo são eficientes? São temáticas que temos que discutir aqui”, salientou.
O professor lembrou que o Tocantins tem uma bacia hidrográfica gigantesca, mas há cinco anos possui problemas com água. Além da fruticultura, Cabral falou do uso da tecnologia para as previsões meteorológicas, das safras de 2020 e 2021 e da expectativa para o milho e para o algodão.
O ENTREVISTADO
Graduado em meteorologia pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), José Luiz Cabral possui mestrado e doutorado em Agronomia (Meteorologia Agrícola) pela Universidade Federal de Viçosa. Atualmente é professor da Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS). Tem ampla experiência em meteorologia e recursos hídricos, atuando nas áreas da: meteorologia sinótica, agrometeorologia (crescimento de desenvolvimento de culturas), mudanças climáticas e fontes renováveis de energia (eólica, solar, biomassa) e tecnologias.
Clique no ícone acima e ouça a entrevista
CLIQUE AQUI E VEJA OS NÚMEROS DETALHADOS DO VBP DO TOCANTINS
Clique aqui e veja o que foi publicado sobre números do VBP do Tocantins e do Brasil
Ação solidária e balanço de exportação de carne são destaques do Norte Agropecuário no Rádio
CLIQUE AQUI E OUÇA TODAS AS EDIÇÕES DO NORTE AGROPECUÁRIO NO RÁDIO
VEJA TAMBÉM
LEIA MAIS NOTÍCIAS SOBRE A FRONTEIRA AGRÍCOLA DO MATOPIBA
CLIQUE AQUI E CONFIRA TODAS AS EDIÇÕES DO NORTE AGROPECUÁRIO NO RÁDIO
CLIQUE AQUI E LEIA O QUE FOI PUBLICADO SOBRE O CORONAVÍRUS
Agricultor brasileiro é um dos que menos desmata no mundo
César Halum dá detalhes sobre realização da Agrotins 2020 de forma virtual
CLIQUE AQUI E CONFIRA TODAS AS EDIÇÕES DO NORTE AGROPECUÁRIO NO RÁDIO
IBGE aponta queda de 3,2% no abate de bovinos no Estado do Tocantins no ano passado
Frigoríficos brasileiros abateram 1,019 milhão de bovinos em março; queda é de 47%, aponta Mapa
Recorde de exportações e análise do mercado do boi no Tocantins são destaques do Norte Agropecuário no Rádio na Jovem FM
AGROVERDADES: CLIQUE AQUI E ASSISTA O FÓRUM DO AGRONEGÓCIO DO TOCANTINS, EM ARAGUAÍNA
CLIQUE NOS LINKS ABAIXO E SAIBA MAIS SOBRE O TEMA
Fieto pede ao governo do Estado suspensão de aumento de ICMS para frigoríficos do Tocantins
CLIQUE AQUI E VEJA A CÓPIA DO COMUNICADO ENVIADO PELO SRA À ASSEMBLEIA LEGISLATIVA
VEJA NESTE LINK A CÓPIA DA SOLICITAÇÃO DA FAET AO GOVERNO DO TOCANTINS
Deixe um comentário