O Norte Agropecuário no Rádio deste domingo, dia 26, na Jovem 104,7 FM de Palmas (TO) apresentou uma reportagem especial com empresários do setor de alimentação do Estado do Tocantins. O tema principal foi o fomento à suinocultura. Ouvidos pelo programa, os empreendedores pediram ações e iniciativas para promover o setor.
Uma das reivindicações é a implantação de um frigorífico de suínos no Estado. Com isso, os estabelecimentos teriam condições de comprar e oferecer aos clientes produtos com padrões de qualidade e cortes específicos, conforme as especialidades dos seus restaurantes, bares e lanchonetes. Além de investimento importante para a região, como mais emprego e renda, a iniciativa poderia aquecer o setor para os produtores, os criadores de porcos.
Participaram do programa os empresários do setor de gastronomia João Pires de Oliveira Santos, Roni Abraão e Aloysio Becker. Para eles, o setor deve se unir, se organizar para viabilizar ações que melhorem a cadeia produtiva. Esta é a primeira parte da reportagem. No próximo domingo, dia 3 de maio, serão ouvidos os produtores.
Clique no ícone acima e assista ao programa
VEJA TAMBÉM
Agricultor brasileiro é um dos que menos desmata no mundo
A SUINOCULTURA
O Tocantins tem 31.263 propriedades rurais com criação de suínos e um rebanho total de 266.566 animais. Estão cadastradas na Agência de Defesa Agropecuária do Estado 185 granjas. São cadastradas aquelas que se dedicam a atividade comercial. As demais são consideradas de subsistências.
Com base nesses números, o Norte Agropecuário no Rádio decidiu destacar a necessidade de avanços desse setor econômico no Estado.
Os empreendedores abordaram as dificuldades e os benefícios que o Estado teria, por exemplo, com a implantação de um frigorífico de suínos É uma necessidade do comércio final, da gastronomia.
A Defesa Agropecuária informou que existe no Tocantins apenas um frigorifico com registro no SIM [Serviço de Inspeção Municipal] em Gurupi (sul do Estado) que faz abate, com capacidade para abate diário de até 50 animais.
GOVERNO DO ESTADO
Citado pelos entrevistados, o governo do Estado, por meio de nota, se pronunciou. O Norte Agropecuário no Rádio questionou: “O Estado tem ou já teve algum projeto neste sentido (instalação do frigorífico)?”
A resposta do Estado: Não. O perfil do produtor rural não é para criação de suínos. Além de não possuirmos sistema de integração (Indústria e produtor).
O Executivo estadual complementou: “A produção de suínos no Tocantins é mais para a subsistência. Não temos indústrias de beneficiamento, abatedouros, perfil de produtores para essa cadeia. Enfim, o Estado ainda não tem essa aptidão formada para suinocultura”.
Diante desses argumentos, o Norte Agropecuário no Rádio também perguntou: Há perspectiva ou planejamento para isso?
A resposta: Não. Isso depende muito mais da vontade e do perfil do produtor do que de incentivos do governo.
César Halum dá detalhes sobre realização da Agrotins 2020 de forma virtual
CLIQUE AQUI E CONFIRA TODAS AS EDIÇÕES DO NORTE AGROPECUÁRIO NO RÁDIO
SAIBA MAIS
IBGE aponta queda de 3,2% no abate de bovinos no Estado do Tocantins no ano passado
Frigoríficos brasileiros abateram 1,019 milhão de bovinos em março; queda é de 47%, aponta Mapa
Recorde de exportações e análise do mercado do boi no Tocantins são destaques do Norte Agropecuário no Rádio na Jovem FM
AGROVERDADES: CLIQUE AQUI E ASSISTA O FÓRUM DO AGRONEGÓCIO DO TOCANTINS, EM ARAGUAÍNA
CLIQUE NOS LINKS ABAIXO E SAIBA MAIS SOBRE O TEMA
Fieto pede ao governo do Estado suspensão de aumento de ICMS para frigoríficos do Tocantins
CLIQUE AQUI E VEJA A CÓPIA DO COMUNICADO ENVIADO PELO SRA À ASSEMBLEIA LEGISLATIVA
VEJA NESTE LINK A CÓPIA DA SOLICITAÇÃO DA FAET AO GOVERNO DO TOCANTINS
Deixe um comentário