Criada em 09/09/2020 às 06h54 | Mercado

"O arroz não vai faltar. Agora ele [o preço do arroz] está alto, mas nós vamos fazer ele baixar”, diz ministra Tereza Cristina

Tereza Cristina informa que a situação do setor vem sendo monitorada de perto pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e não há previsão de falta de produto. “Vamos ter uma super safra no ano que vem", afirmou.

Imagem
A produção de arroz estimada para a próxima safra é de 12 milhões toneladas, um incremento de 7,2% em relação à safra anterior, anunciou o Mapa (foto: Divulgação/Mapa)


Clique no ícone acima e assista à entrevista


A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, disse nesta terça-feira (8) que o governo vai trabalhar para manter o abastecimento e baixar o preço do arroz no país. Durante reunião do Conselho de Governo, a ministra foi questionada pela youtuber mirim Esther Castilho, de 10 anos, sobre os preços do produto ao consumidor.

"O arroz não vai faltar. Agora ele [o preço do arroz] está alto, mas nós vamos fazer ele baixar. Se Deus quiser, vamos ter uma super safra no ano que vem", disse Tereza Cristina. A situação do setor vem sendo monitorada de perto pelo Mapa e não há previsão de falta de produto.

VEJA TAMBÉM 

Preços de alimentos: “Estamos pagando a conta da Covid agora. Não apenas o produtor, mas todos os elos da cadeia produtiva”

Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), vinculada ao Mapa, a produção de arroz estimada para a próxima safra (2020/21) é de 12 milhões toneladas, um incremento de 7,2% em relação à safra anterior.

Para a safra 2020/21, que começa a ser comercializada em março de 2021, é esperada uma produção maior, com arrefecimento de preços no próximo ano.

A Conab informa que o país possui atualmente estoque para suprir o consumo interno. A companhia aponta que a alta de preços do arroz no varejo brasileiro é resultado da intensa valorização do grão no mercado.

Ainda de acordo a Companhia, historicamente, o segundo semestre, por se tratar de período de entressafra, possui cotações mais elevadas para o arroz. Entretanto, como a cotação interna já ultrapassa a paridade de importação dos principais mercados produtores do grão, é pouco provável que haja sustentação do atual patamar de preços no médio prazo.

Análise da Camex

Na noite dessa terça-feira, dia 8, em entrevista à emissora CNN Brasil, a ministra disse que o Mapa vai encaminhar para o Comitê Executivo de Gestão (Gecex) da Câmara de Comércio Exterior (Camex) um pedido para zerar a alíquota de importação para permitir a entrada de 400 mil toneladas de arroz até o dia 31 de dezembro de 2020.

“A próxima safra começa a ser plantada hoje e esse arroz começa a ser colhido em meados de janeiro. Teremos uma safra bem maior, pois o agricultor vai plantar mais arroz porque teve um preço que remunerou a atividade. Então, ano que vem teremos um estoque bem maior do arroz”, disse a ministra.

Segundo a ministra, Mapa também acompanha o desempenho de outros produtos, como a soja e o milho. “Estamos acompanhando e na hora certa agiremos para que não tenha falta de produtos. Até agora não temos nenhum tipo de problema”, ressaltou.

Na avaliação da Conab, além do aumento da demanda na pandemia, a valorização do produto pode ser explicada pelos seguintes fatores: 1. os elevados patamares de preço internacional anteriores à crise do Covid-19; 2. a desvalorização do Real perante o Dólar; 3. a expressiva exportação de janeiro até julho deste ano; 4. a menor disponibilidade de importação de arroz dos parceiros do Mercosul; e 5. a redução de área plantada no Brasil com esta cultura nas últimas duas safras, resultado das baixas rentabilidades identificadas nos últimos anos. (Do Mapa)

CONFIRA TAMBÉM 

Professor que teve chácara quase destruída por queimadas relata rastro de danos a florestas e animais mortos

Queimada: "Prejuízo financeiro é imenso, mas o que mais me choca é o dano à natureza", diz professor que teve chácara destruída

Especial “Queimadas”: "Isso não é cultural, é falta de cultura, falta de educação", reage o titular da Seder, Roberto Sahium

Conscientização, educação ambiental e monitoramento são as melhores formas de prevenção, diz secretário Renato Jaime

Chácara é praticamente destruída por queimada no norte do Tocantins

 



Tags:

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário