Criada em 28/08/2019 às 15h05 | Agricultura

Governo federal publica zoneamento agrícola de risco climático para girassol, mamona, sorgo e feijão-caupi produzidos no TO

O Diário Oficial da União trouxe na edição desta quarta, 28, mais quatro portarias de Zoneamento Agrícola de Risco Climático aprovados pelo Ministério da Agricultura para as culturas de mamona, girassol, sorgo e feijão-caupi cultivados no Tocantins.

Imagem
Apesar de resistente à seca, a ocorrência de déficits hídricos, principalmente na fase de florescimento e de enchimento de grãos, pode provocar redução acentuada na produção. (Foto Acervo Governo do Tocantins)

Vania Machado
DE PALMAS (TO)

Mais quatro culturas no Tocantins tiveram o Zoneamento Agrícola de Risco Climático aprovado pelo Ministério da Agricultura. As portarias foram publicadas no Diário Oficial da União, nesta quarta-feira, 28. As regras valem para a safra vigente para as culturas de girassol, sorgo, feijão-caupi e mamona.

As portarias, assinadas pelo secretário de Política Agrícola do Ministério, Eduardo Sampaio Marques, com as respectivas notas técnicas com todo detalhamento de autorização para o cultivo, inclusive com quadro de todas as cidades do Tocantins.

Para o feijão-caupi, a nota técnica destaca que as temperaturas, ótimas para o bom desenvolvimento da cultura, estão na faixa de 18ºC a 34ºC. “Temperaturas elevadas prejudicam o crescimento e o desenvolvimento da cultura, exercendo influência sobre o abortamento de flores, o vingamento e a retenção final de vagens, afetando também o número de sementes por vagem”, destaca a Portaria.

Já o girassol se adapta a temperaturas mais altas, entre 27ºC a 28ºC. Temperatura baixa e alta umidade ocasionam doenças na planta.

No caso do sorgo, o documento alerta que “apesar de resistente à seca, a ocorrência de déficits hídricos, principalmente na fase de florescimento e de enchimento de grãos, pode provocar redução acentuada na produção.”

Quanto à mamona, a nota observa que “a faixa de temperatura para obtenção de produções economicamente viáveis situa-se entre 20ºC a 30ºC, com ótimo em torno de 30ºC. Temperaturas superiores a 40ºC provocam abortamento das flores, reversão sexual das flores femininas e masculinas e redução substancial do teor de óleo das sementes.” (Colaborou Daniel Machado)

Clique nos links e leia os documentos na íntegra:

ZARC Girassol

ZARC Sorgo

ZARC Feijão-caupi

ZARC Mamona

 

 

 

Tags:

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário