Criada em 17/05/2024 às 19h02 | Política brasileira

Vice-governador Laurez Moreira participa da assinatura do Termo de Cooperação que levará abastecimento de água para comunidades rurais

Na ocasião, o vice-governador Laurez Moreira destacou a relevância da colaboração interinstitucional para o progresso social e aproveitou a ocasião para elogiar as iniciativas do Governo do Tocantins.

Imagem
As professoras Francisca Ribeiro e Clarice Ribeiro, mulheres agroextrativistas da Pontinha, comunidade de Dianópolis, também presentes no estande da Agricultura Familiar. (Foto: Marcos Veloso/Governo do Tocantins)

O vice-governador do Tocantins, Laurez Moreira, participou nesta quinta-feira, 16, do evento de assinatura do Acordo de Cooperação Técnica n° 01/2024, que tem como objetivo a implementação de abastecimento de água e saneamento rural para as comunidades rurais, indígenas e tradicionais dos municípios tocantinenses. O documento foi assinado pelo presidente da Agência Tocantinense de Saneamento (ATS), Antônio Davi Gouveia Júnior, pelo presidente do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), Washington Luís Campos Ayres; e pela secretária de Estado dos Povos Originários e Tradicionais (Sepot), Narubia Werreria.

Na ocasião, o vice-governador Laurez Moreira destacou a relevância da colaboração interinstitucional para o progresso social e aproveitou a ocasião para elogiar as iniciativas do Governo do Tocantins.

“É isso que nós precisamos, dar estrutura aos órgãos do Estado para que eles possam implementar políticas públicas para as comunidades tocantinenses. Aqui temos um exemplo, essa cooperação entre a ATS, o Ruraltins e a Secretaria dos Povos Originários e Tradicionais para levar um bem tão essencial, que é a água, às pessoas que mais precisam e dar condições de uma vida digna. Parabenizo o nosso governador Wanderlei Barbosa pelo excelente trabalho que vem realizando em benefício do povo do Tocantins, bem como aos órgãos que vêm cumprindo seus papéis e alcançando esse objetivo”, declarou Laurez Moreira.

A secretária Narubia Werreria reforçou a dimensão do termo de cooperação assinado. “Esse momento é de suma importância. Saneamento, água para as comunidades, é algo de dignidade, isso me emociona muito, porque só quem foi às comunidades e viu que falta o básico, sente a dor que é estar lá. Agora com este governo, nós estamos transformando e já iniciamos com esta entrega. Estou muito feliz e parabenizo a todos”, declarou.

O presidente Washington Luís ressaltou o impacto transformador que projetos de infraestrutura básica podem ter na vida das pessoas. “Esse grande projeto é levar mais do que água, na verdade é dignidade, saúde, vida para as comunidades rurais. O Ruraltins faz parte deste projeto. Obrigado, vice-governador, pelo apoio que o governo dá aos órgãos para fazerem estas políticas públicas tão importantes para as nossas comunidades. O Ruraltins que faz assistência técnica, a extensão rural tanto para a agricultura familiar quanto para os povos originários, é uma ação importante, agradeço a parceria que estamos firmando aqui, estamos juntos tenho certeza que será um grande sucesso a execução desta ação”, afirmou.

O presidente Antônio Davi Gouveia Júnior destacou a colaboração entre os órgãos do Governo do Tocantins para promover o desenvolvimento sustentável e o bem-estar nas comunidades rurais. “É a transversalidade entre as pastas, Sepot, Ruraltins e ATS, que o governador Wanderlei Barbosa nos determina juntamente com o vice-governador Laurez, levar qualidade de vida, água tratada de qualidade para todas as comunidades. Além disso, das três perfuratrizes que nós temos para fazer todas as perfurações nas comunidades, em toda área rural, tivemos retorno do novo PAC, que agora iremos receber recurso em torno de oito milhões para atender comunidades da zona rural, quilombolas em todas as regiões do Estado”, pontuou.

A assinatura do Termo de Cooperação Técnica ocorreu no estande da Secretaria de Estado dos Povos Originários e Tradicionais.

3° dia de Agrotins

Além da assinatura do Termo de Cooperação, o vice-governador Laurez Moreira visitou diversos estandes da feira. Dentre eles a Tobasa Bioindustrial, Embrapa Pesca e Aquicultura, o Instituto de Terras do Tocantins (Itertins), e a empresa Fazendão Agronegócios.

Tobasa Bioindustrial

No estande da Tobasa Bioindustrial, maior fábrica de carvão ativado de coco da América Latina, situada em Tocantinópolis, pioneira no desenvolvimento de tecnologias e processos para o extrativismo florestal e o aproveitamento integral do coco de babaçu, Laurez Moreira esteve com o diretor-presidente, Edmond Baruque, que agradeceu pela visita.

“Agradeço muito a visita do nosso vice-governador. Ele que nos acompanha há muitos anos, tem sempre apoiado nossos projetos, eu fico muito honrado e agradecido. Conto com o apoio para os nossos próximos projetos”, disse Edmond Baruque.

Itertins

Na sua passagem pelo estande do Itertins, o vice-governador reafirmou o seu compromisso com o órgão. “Eu sou um defensor do Itertins, esse órgão responsável pela regularização fundiária do estado. Quando você realiza a regularização, você possibilita o desenvolvimento do estado, o crescimento da economia e melhora a qualidade de vida das pessoas”, afirmou.

O presidente do Itertins, Robson Figueiredo, também agradeceu pela visita do vice-governador. “A vinda do vice-governador Laurez Moreira ao estande do Itertins atribui grande valor ao trabalho que está sendo realizado aqui e, para nós, é uma grande alegria que ele e o governador Wanderlei Barbosa estejam tão engajados na regularização fundiária do Estado. Seguiremos atuando em prol dessa segurança jurídica para os tocantinenses”, destacou.

Embrapa

Na Embrapa, o vice-governador foi recebido pelo chefe de transferência de tecnologia da unidade do Tocantins, Roberto Flores, que apresentou as tecnologias apresentadas pela Embrapa nesta edição da feira.

“A Agrotins é um dos principais eventos que a gente participa ao longo do ano. A Embrapa considera a Agrotins uma das dez principais feiras do país, uma das que a gente mais investe e, hoje, a gente tem oito unidades da Embrapa aqui conosco, além da nossa aqui do Tocantins, temos a Embrapa milho e sorgo; a Embrapa algodão, trazendo muitas tecnologias do gergelim; a Embrapa mandioca, que está sendo um sucesso, trazendo a rede Reniva, que é uma rede de transferência de tecnologia para a mandioca em toda a Região Norte. E a aquicultura, que é o nosso forte, trouxemos algumas maquetes aqui mostrando como funciona a produção, alguns projetos que a gente tem para a retirada da espinha, entre outras ações, e o óculos de realidade virtual, que a gente explica como fazer o manejo dos peixes, sobre a qualidade da água. A feira está crescendo muito, estamos aqui desde a primeira edição, e a gente fica muito feliz de ver que está crescendo desta forma e estamos trazendo novidades todos os anos”, frisou Roberto.

Fazendão Agronegócios

No estande da Fazendão Agronegócios, o CEO da empresa, Volney Aquino Santos, falou da grande vitrine de oportunidades que é a Agrotins.

“O momento é muito oportuno para o Tocantins, a Agrotins reflete o que está acontecendo no agro. O estado tem muitas oportunidades, que se refletem aqui na feira, em várias áreas. Então o governo do estado e todos os organizadores estão de parabéns por mais esta edição. Agradeço a visita do vice-governador ao nosso estande, estamos aqui recebendo nossos amigos produtores, fornecedores, que são quem impulsiona esse estado. O Fazendão através dessa produção, que compra desses diversos parceiros que estão passando pela feira, a gente agrega valor produzindo farelo, óleo e gerando emprego e pagando os impostos”, pontuou.

Laurez Moreira avaliou o 3° dia da Agrotins de maneira muito positiva. “Vejo o entusiasmo de todos que estão na feira, estou muito feliz. O movimento tem sido grande, muitos negócios estão sendo feitos, com certeza vai superar muito a edição anterior. É isso que queremos, ver o agronegócio em nosso estado cada vez mais forte. Parabéns ao nosso governador Wanderlei Barbosa, pelo excelente trabalho e pela visão de desenvolvimento”, concluiu. (Secretaria da Comunicação)

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário