Em comunicado oficial, o deputado federal Tiago Dimas (Solidariedade-TO), coordenador da bancada tocantinense no Congresso, também reagiu ao fato de o Tocantins não ter sido contemplado em projeto apresentado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) que será a base para ampliação de conectividade no campo.
A notícia foi dada com exclusividade nesta sexta-feira, dia 21, pelo Norte Agropecuário. A ausência do Estado foi confirmada pelo próprio Mapa, após questionamentos do próprio Norte Agropecuário. Da fronteira agrícola do Matopiba, uma das principais áreas produtoras de grãos do Brasil, apenas Bahia e Maranhão terão municípios selecionados. São, ao todo, 34. Formada ainda por Piauí e Tocantins, esta região tem, ao todo, 337 cidades.
“O Estado é uma potência agropecuária e, embora tenha a quarta menor população do Brasil, sua produção do campo é 12º do país e cresce ano a ano. Por isso, não é aceitável que da fronteira agrícola do Matopiba, uma das principais áreas produtoras de grãos do Brasil, apenas Bahia e Maranhão tenham municípios selecionados”, informou, por meio de sua assessoria de comunicação, o parlamentar. “Vamos trabalhar para que isso mude o Tocantins seja contemplado”, complementou.
Confira a íntegra do comunicado:
Nota – Tocantins não pode ficar de fora de programa que amplia conectividade no campo
Com mais de US$ 1 bilhão em exportações em 2020 e um VBP (Valor Bruto da Produção) estimado em cerca de R$ 16 bilhões, a notícia da exclusão do Tocantins no programa do MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) que aumenta a conectividade do campo surpreende negativamente.
O Estado é uma potência agropecuária e, embora tenha a quarta menor população do Brasil, sua produção do campo é 12º do país e cresce ano a ano. Por isso, não é aceitável que da fronteira agrícola do Matopiba, uma das principais áreas produtoras de grãos do Brasil, apenas Bahia e Maranhão tenham municípios selecionados.
Vamos trabalhar para que isso mude o Tocantins seja contemplado.
O mundo moderno exige conexão de qualidade, pois isso, além de facilitar comunicação, ajuda muito no desenvolvimento de negócios. Na agricultura e na pecuária, que têm suas atividades iniciais bem longe dos centros urbanos, isso é um imperativo.
Tanto o agronegócio, quanto os pequenos produtores rurais do Tocantins, pode contar com o nosso trabalho em busca de aumentar a conexão do Estado.
Deputado federal Tiago Dimas
Coordenador da bancada federal do Tocantins
SAIBA MAIS SOBRE O ASSUNTO:
LEIA MAIS SOBRE A INTERNET 5G NO CAMPO
Clique neste link e confira mais notícias sobre conectividade no campo
CLIQUE NO LINK E CONFIRA A ÍNTEGRA DO ESTUDO DA ESALQ
Clique no ícone acima e confira como foi o lançamento
Deixe um comentário