Criada em 28/10/2021 às 10h41 | Agricultura

Ruraltins apresenta políticas públicas voltadas para a agricultura familiar em evento realizado pela prefeitura de Itacajá

Órgão levou ações como o acesso crédito rural pelo Pronaf; Programa de Aquisição de Alimentos (PAA/Compra Direta); e atividade de Piscicultura para Agricultura Familiar.

Imagem
Ruraltins apresenta políticas públicas voltadas para a agricultura familiar em evento realizado pela prefeitura de Itacajá. (Foto: Itacajá)

EDVÂNIA PEREGRINI
De Palmas (TO)

O Governo do Tocantins, por meio do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), apoiou a prefeitura municipal de Itacajá na realização do II Fórum de Políticas Públicas, Segurança Alimentar e Meio Ambiente e também o I Dia de Campo da Agricultura Familiar. Os eventos ocorreram nesta quarta e quinta-feira, 20 e 21, no centro de Convenções e na chácara São Miguel, respectivamente.

A abertura do Fórum contou com a presença do presidente do Ruraltins, Fabiano Miranda, que, ao lado da prefeita Maria Aparecida, reforçou a parceria com o município e o compromisso do Governo em fortalecer as ações voltadas para a agricultura familiar.

“Temos um termo de cooperação firmado com o município de Itacajá, e apoiar esta ação é uma das importantes atuações do Governo voltada para a agricultura familiar. Há uma preocupação do Governo em melhorar as condições de trabalho no campo, especialmente do pequeno agricultor, para isso disponibilizamos recentemente um veículo novo que vai auxiliar nos serviços de assistência técnica ao agricultor familiar, e estamos com diversas ações como o acompanhamento na elaboração de projetos de crédito rural; a execução do programa de Compra Direta, e principalmente recursos destinados aos municípios pelo programa Estadual Tocando em Frente. É o governo do Estado preocupado e promover o desenvolvimento social e econômico do produtor tocantinense”, disse o gestor.

Na ocasião a prefeita Maria Aparecida, agradeceu a parceria do Ruraltins em apoiar esse momento de discussão, com temas tão relevantes para fortalecer a agricultura familiar do município, e frisou a importância do apoio do Governo do Tocantins em promover programas voltados para o desenvolvimento do Estado.

Na programação o órgão levou as políticas públicas sobre o acesso ao crédito rural pelo Programa Nacional a Agricultura Familiar (Pronaf); Programa de Aquisição de Alimentos (PAA/Compra Direta); e atividade de Piscicultura no Tocantins para Agricultura Familiar.

Também participaram do evento representantes das Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro) e Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh). O gerente de Agricultura de Baixo Carbono, Marcello Marcelino, ministrou palestra sobre o Plano ABC-TO e sustentabilidade; e o engenheiro Florestal da Semarh, João Carlos Noleto, orientou sobre a prevenção e controle de Incêndios e Queimadas.

Ainda na quarta-feira, à tarde a programação seguiu com Perguntas e Debate sobre os temas apresentados pela manhã, e em seguida as palestras sobre Segurança Alimentar e Nutricional.

Nesta quinta-feira, programação encerrou com o Dia de Campo, onde contou com a participação de produtores locais. No primeiro momento os presentes ouviram orientações do professor da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e Agrônomo, Júlio Cesar Lucena, sobre o manejo do solo, com foco na produtividade em pecuária; do presidente do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, Daniel Barbosa, sobre a importância da Agropecuária para a Segurança Alimentar.

O encontro encerrou com a atividade prática sobre o enriquecimento proteico da cana-de-açúcar através da ureia para suplementação animal.

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário