O ministro interino da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Eumar Novacki, participa nesta segunda-feira, 12, do lançamento do Plano Agro+RN, em Natal. A iniciativa do governo do Rio Grande do Norte segue o modelo do Plano Agro+, lançado pelo Mapa no ano passado para desburocratizar, simplificar e modernizar o agronegócio.
CLIQUE AQUI E LEIA MAIS SOBRE O PROGRAMA AGRO+
O RN é o quarto Estado a aderir ao programa. O Tocantins, que seria o segundo, segue sem data definida para o lançamento do plano. O lançamento estava confirmado para ser feito em 29 de novembro passado, com a presença do ministro Blairo Maggi. Porém, na véspera houve a operação “Reis do Gado”, da Polícia Federal, que mirou diretamente o governo estadual – o governador Marcelo Miranda foi alvo de mandado de condução coercitiva, seu irmão Brito Júnior e o secretário de Infraestrutura, Sérgio Leão, foram presos – eles deixaram a cadeia dias depois. Sérgio Leão seguiu no cargo.
Além dessa questão, outro motivo que inviabilizou o programa no Tocantins foi o plano de ação exigido pelo Mapa e feito com atraso pelo governo estadual, conforme o Norte Agropecuário noticiou.
O governo do Estado até tentou articular o lançamento do Agro+ TO durante recente Agrotins, mas não encontrou respaldo no governo federal. O secretário de Representação do governo do Tocantins em Brasília, Renato Assunção, havia anunciado o evento na abertura oficial da Agrotins, mas nem o ministro titular, Blairo Maggi, e o substituto na época, Eumar Novacki, participaram da cerimônia. Novacki, que ocupava o cargo durante ausência de Blairo Maggi (em missão oficial) na China não veio ao evento no Tocantins, mas compareceu em outras duas feiras agropecuárias em outros Estados em datas próximas à Agrotins.
O AGRO+ RN
A cerimônia do “Agro+ RN” em Natal ocorrerá às 10h desta segunda-feira, 12, na Escola de Governo, e contará com a presença do governador do RN, Robinson Faria, do secretário estadual de Agricultura, Guilherme Saldanha, e do prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves. (Com informações do Mapa)
Deixe um comentário