No segundo dia seguido de ações no chamado “Carnaval Vermelho”, membros da Frente Nacional de Luta Campo e Cidade (FNL) anunciaram a invasão de mais quatro fazendas no Pontal do Paranapanema, no oeste paulista. As ações foram neste domingo (19), nos municípios de Presidente Epitácio (SP), Mirante do Paranapanema (SP) e Teodoro Sampaio (SP).
A ação do grupo começou sábado (18), com ações nas cidades de Marabá Paulista (SP), Sandovalina (SP) e Rosana (SP).
A FNL tem como líder José Rainha Júnior, ex-membro da direção nacional do MST. É a primeira onda de invasões desde a eleição do presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, em 2022, tradicional aliado dos movimentos sociais.
Repúdio
Em nota oficial, a Associação de Produtores de Soja e Milho de São Paulo (Aprosoja-SP) repudia a ação e cobra providências.
“Aprosoja condena veementemente a relativação do direito de propriedade, a destruição de patrimônio e a barbárie de práticas criminosas que deveriam há muito tempo ter ficado no passado”, diz o comunicado.
A associação pediu “atuação contundente” de autoridades estaduais e federais para “desmobilizar as invasões e criminalizar líderes e demais envolvidos”. “Brasil e São Paulo precisam de tranquilidade para seguirem na vocação da produção sustentável de alimentos, fibras e energia. Crime, desordem e agitação não nos levarão a lugar algum, senão ao caos”, finaliza o documento da entidade.
VEJA TAMBÉM
CLIQUE AQUI E LEIA O QUE FOI PUBLICADO SOBRE JOSÉ RAINHA JÚNIOR
Deixe um comentário