Wherbert Araújo
DE PALMAS (TO)
Para contribuir com a mudança de atitudes referentes ao manejo do solo, inovações com sistemas consorciados de plantio e utilização de adubação orgânica livre de defensivos químicos, o Pavilhão da Agricultura Familiar, durante a Agrotins 2018 – Feira Agrotecnológica do Tocantins, conta com um sistema inovador que aproveita a utilização de dois plantios no mesmo espaço, sendo que o material vegetal de um proporciona a descompactação de solos e absorção de nitrogênio.
Segundo a engenheira agrônoma Regina Oliveira, extensionista no Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), a adubação verde, como é conhecida, é considerada também uma importante ferramenta de manejo de culturas como milho, feijão e girassol, num mesmo espaço onde podem ser cultivados gramíneas e capim. “Essa decomposição de material orgânico favorece o enriquecimento do solo e garante maior produtividade para os agricultores familiares e o resultado são alimentos mais nutritivos”, afirmou.
No Portal da Agricultura Familiar, o visitante poderá conhecer também exposição e comercialização de produtos, máquinas e equipamentos de produção, estandes de demonstração e apresentações das comunidades tradicionais, quebradeiras de coco, mulheres agroextrativistas, agricultores familiares, capim dourado e plantas medicinais. (Da Seagro)
Deixe um comentário