Criada em 28/03/2017 às 15h52 | Mercado

Hong Kong retomará importação da carne brasileira, mas mantém restrição a frigoríficos alvos de operação da PF, informa Mapa

Segundo comunicado do Centro de Segurança Alimentar de Hong Kong, divulgado pelo Ministério da Agricultura, a liberação para importação vale imediatamente. No comunicado, o centro afirma ainda que não há indícios de problemas nos frigoríficos que exportam carne para o país.

Imagem
Carne brasileira poderá ser vendida em Hong Kong, anuncia Ministério da Agricultura (foto: Reprodução)

Alex Rodrigues
DE BRASÍLIA

As autoridades sanitárias de Hong Kong anunciaram nesta terça-feira, 28, a suspensão de parte do embargo à carne e derivados de frigoríficos brasileiros. A limitação, agora, se restringe aos produtos oriundos dos 21 frigoríficos que são alvo de investigação na Operação Carne Fraca, que apura irregularidades na produção e fiscalização do setor.

Hong Kong integrava o grupo de países que proibiram totalmente a entrada da carne brasileira. Em nota, o governo do território semiautônomo chinês diz que a suspensão parcial do embargo foi uma resposta às informações prestadas pelas autoridades brasileiras reafirmando a segurança e o rígido controle do sistema de produção alimentar.

O governo brasileiro comentou o anúncio em nota da Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência da República: "com essa medida, todos os grandes mercados para exportações de carnes brasileiras encontram-se novamente reabertos".

"Trata-se de uma vitória para o setor agroexportador brasileiro e um resultado importante logrado pelos esforços conjuntos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), do Itamaraty e do Consulado-Geral do Brasil em Hong Kong", diz a nota.

Na semana passada Hong Kong recolheu do mercado os produtos oriundos dos 21 frigoríficos investigados na operação. (*Colaborou Pedro Peduzzi, da Agência Brasil)

Tags:

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário