Criada em 19/08/2022 às 06h53 | Gado

Fórum Paulista atualiza mercado sobre retirada da vacina de aftosa no Estado

Evento acontece de forma híbrida no dia 24 de agosto em Jaguariúna; último caso da doença em São Paulo ocorreu em março de 1996. A programação acontece das 13h às 17h, no anfiteatro do Centro Universitário de Jaguariúna (UniFAJ), na rodovia Adhemar Pereira de Barros.

Imagem
Bovinos do Estado de São Paulo ainda precisam de vacina contra aftosa. (Foto: Ana Maio (SFA-SP)

Na próxima quarta-feira, dia 24, Jaguariúna recebe participantes do II Fórum Paulista de Febre Aftosa, que vai atualizar toda a cadeia produtiva sobre o processo de retirada da vacinação contra a doença no Estado. O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) fará uma palestra sobre o Plano Estratégico do Programa Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa (PE-PNEFA). A programação acontece das 13h às 17h, no anfiteatro do Centro Universitário de Jaguariúna (UniFAJ), na rodovia Adhemar Pereira de Barros.

A auditora fiscal federal agropecuária Patrícia Pozzetti vai abordar a situação atual do plano estratégico para retirada de vacinação em todo o Brasil. Segundo ela, o atendimento do cronograma proposto para a transição depende da implementação de ações que, em alguns blocos de Estados, ainda não foram totalmente concluídas.

“Nem todos os Estados finalizaram o georreferenciamento de estabelecimentos rurais e de interesse para a saúde animal ou corrigiram deficiências estruturais e operacionais das unidades veterinárias locais”, explicou Patrícia, que atua na Superintendência Federal de Agricultura de São Paulo (SFA-SP), a representação do Mapa no Estado.

Ainda faltam também a definição e implementação de sistema eficiente de repasse de recursos para fazer frente às emergências zoossanitárias. “Isso deve ocorrer mediante uso de recursos governamentais e de fundos públicos ou privados”, afirmou.

De acordo com a Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) da Secretaria de Agricultura de Abastecimento de São Paulo, entre os temas que constam na programação do evento estão o aprimoramento da Defesa Agropecuária para a retirada da vacinação contra a febre aftosa; os benefícios da retirada da vacinação para conquista de mercado para a carne paulista e o fundo indenizatório para a pecuária paulista, além do tema que será abordado pelo Mapa.

A CDA é a responsável pela organização do fórum, que tem apoio do Mapa, do Centro Universitário de Jaguariúna (UniFAJ) e da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp).

Haverá entrega de certificado aos participantes presentes e on-line através do canal do YouTube da UniFAJ. A ação é destinada a produtores rurais, lideranças do setor agropecuário da região, representantes dos poderes executivos e legislativos nas esferas federal, estadual e municipal, representantes de sindicatos rurais e dos trabalhadores rurais, estudantes e dirigentes de instituições de ensino superior e médio em ciências agrárias e profissionais da imprensa em geral. As inscrições podem ser feitas neste link. (Da SFA)

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário