Elmiro de Deus
De Palmas (TO)
As ações de incentivo ao desenvolvimento econômico e produtivo nos segmentos da agricultura e pecuária marcam o início das atividades na Feira de Tecnologia Agropecuária (Agrotins 2024). A feira iniciou nesta terça-feira, 14, encerra no sábado, 18, das 9h às 19h, no Parque Agrotecnológico Engenheiro Agrônomo Mauro Medanha, saída para Porto Nacional.
Uma das atividades econômica da feira é o Pavilhão da Pecuária de corte e leite, gados de diferentes raças de padrão genético melhorado, contendo um rebanho de 50 vacas leiteiras, 200 animais zebuínos e 720 ovinos e caprinos.
A gerente de pecuária e agricultura da Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro), Janaína Centone, disse que o segmento da pecuária no Tocantins está avançado com animais de padrão de qualidade, o que os produtores buscam para melhorar seus rebanhos. “Aqui na Agrotins é o local adequado para os produtores nas comercializações de vendas e compras. Os animais de alto padrão são expostos, seja de gado, ovinos e caprinos e equinos”, enfatizou a gerente.
Genética melhorada
A empresa Agrojem expõe o touro reprodutor, Trucado do Jem, genética resultado do programa do governo do Tocantins, o Mais Genética. A zootecnista da empresa, Ana Vitória explica que a genética do reprodutor é muito procurado por ser de alto padrão produtivo, isso impulsiona o melhoramento genético do rebanho bovino tocantinense, disponibilizados para os pequenos e médios produtores”, destacou.
Vitrine de grãos
No segmento da agricultura, nos estandes e vitrines de exposições de sementes de grãos, os produtores podem conhecer as tecnologias de variedades de milho, feijão, arroz, sorgo e soja.
Realização
A feira é uma realização do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro), da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (Fapt) e da Tocantins Parcerias, em conjunto com empresas do agro, instituições e órgãos públicos, de pesquisas e educacionais.
Deixe um comentário