Criada em 06/09/2018 às 16h46 | Agricultura

Produtores participam de curso sobre Sistemas Agroflorestais

Cerca de 30 técnicos e produtores tocantinenses participam do segundo módulo do curso Sistemas Agroflorestais ministrado pela Embrapa Pesca e Aquicultura e parceiros. A Embrapa apresentará o novo aplicativo AnaliSAFs que auxilia na gestão de suas propriedades.

Imagem
O curso tem como tema “Análise da Viabilidade Financeira de Sistemas Agroflorestais”. (Foto Arquivo Seagro)

Elmiro de Deus
DE PALMAS (TO)

A Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro), juntamente com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Embrapa Florestas, Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), Instituto de Desenvolvimento Rural (Ruraltins) realizam o II módulo do curso Sistemas Agroflorestais com o tema “Análise da Viabilidade Financeira de Sistemas Agroflorestais”. O curso direcionado a 30 técnicos e produtores inicia na próxima terça-feira, 11, encerra na sexta-feira, 14, e será realizado no auditório da Embrapa Pesca e Aquicultura de Palmas.

O curso segue as mesmas didáticas dos módulos anteriores, sendo a parte teórica aliada à prática. Na teoria, constam palestras sobre: conceito e classificação de Sistemas Agroflorestais (SAFs); composição; análise financeira; fluxo de custos e receitas; e apresentação da Planilha AmazonSaf para avaliação da viabilidade financeira. Na parte prática, os participantes apresentam modelos de gestão financeira numa propriedade elaborada pelas equipes de trabalho.

Para a engenheira florestal da Seagro, Arlete Leite, o curso é mais uma ferramenta para mostrar aos produtores e técnicos as possiblidades de geração de renda numa propriedade através do SAFs. “Os sistemas agroflorestais lidam com diversos tipos de cultivos na mesma área e praticamente ao mesmo tempo. Portanto, o planejamento sustentável e a constante análise são fundamentais para o sucesso na propriedade”, argumentou.

Aplicativo

Na ocasião será apresentado o novo aplicativo AnaliSAFs, desenvolvido pela Embrapa Floresta, que auxilia técnicos e produtores rurais na gestão de suas propriedades. É um sistema digital que realiza análise financeira e socioambiental de sistemas agroflorestais, aprimorando suas técnicas e melhoria dos resultados produtivos, sociais e ambientais de seus plantios.

ABC-TO

O evento faz parte do Programa de Agricultura de Baixo Carbono (ABC-TO) e tem como finalidade o desenvolvimento sustentável através da redução da emissão de carbono, reduzir o desmatamento; aumentar a produção agropecuária em bases sustentáveis; ampliar a área de florestas cultivadas; e estimular a recuperação de áreas degradadas, além de preservar os recursos naturais. (Da Seagro)

Tags:

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário