O período prolongado de chuvas prejudicou o desenvolvimento de duas das três Unidades Técnicas Demonstrativas (UTD’s) de Biodiesel, com cultivo de oleaginosas, implantadas há três meses nos municípios de Porto Nacional, Santa Rosa do Tocantins e Brejinho de Nazaré, região central do estado.
De acordo com o engenheiro agrônomo da instituição, Engenheiro Agrônomo da Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro), Thadeu Teixeira Júnior, o desenvolvimento das unidades técnicas vem sendo acompanhado e nos dias, 8 a 9 de fevereiro, foram realizadas visitas às unidades quando se constatou os danos causados nas áreas de cultivos de Brejinnho de Nazaré e Porto Nacional. Nesta semana, quinta e sexta-feira, 22 e 23, os técnicos realizam visitas nas unidades com objetivo de mensurar os estragos e realizar ações para minimizar as perdas.
A UTD’s foram implantadas pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro) e a Secretaria Especial da Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário (Sead) com a parceria da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins). As ações fazem parte do Convênio 776968/2012, firmado entre o Governo do Tocantins, por meio da Seagro e Secretaria Especial da Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário.
UTD’s de Biodiesel
UTD’s são Unidades de produção desenvolvidas pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro) e parceiros, que têm o objetivo de demonstrar o potencial produtivo de biodiesel no Tocantins.
Em Porto Nacional, a UTD está situada na Associação dos Assentados da Fazenda Família Feliz. No município de Santa Rosa do Tocantins é no Projeto de Assentamento Bom Jesus e em Brejinho de Nazaré, na Comunidade Quilombola Córrego Fundo. As oleaginosas cultivadas nas unidades de pesquisa são: algodão, amendoim, gergelim, macaúba e soja. (Da Seagro)
Deixe um comentário