Criada em 25/03/2017 às 03h15 | Mercado

Após embargo ao Brasil, China abre negociações com Austrália; carga de R$ 300 milhões está parada no porto de Santos

Três países que pararam de comprar carne do Brasil representam 35% do mercado de exportação de carnes brasileiro. Damas aponta também para uma maior atenção em relação à Irlanda, que também pode se tornar um exportador em substituição ao Brasil.

Imagem
A cadeia de carnes é diretamente afetada, com muitos produtores tendo suas margens prejudicadas e custos elevados (foto: Agência Brasil)

A cada dia, um novo país embarga a carne brasileira, como reflexo da Operação Carne Fraca, da Polícia Federal. Os embargos mais preocupantes são os por parte da União Europeia e da China e de Hong Kong - a China, inclusive, após embargar a carne brasileira, já removeu suas últimas restrições que ocasionavam em uma barreira na importação de carne proveniente da Austrália, dando a entender que ela poderá voltar a procurar produto neste mercado.

Somados, os três países representam 35% do mercado de exportação de carnes brasileiro. Damas aponta também para uma maior atenção em relação à Irlanda, que também pode se tornar um exportador em substituição ao Brasil.

Supermercados já retiram das gôndolas a carne brasileira e este fator pode afetar, também, o Risco Brasil e o câmbio, embora a Carne Fraca seja uma operação localizada e pontual.

A cadeia de carnes, por sua vez, poderá ser diretamente afetada, com muitos produtores tendo suas margens prejudicadas e custos elevados, derrubando o fluxo de caixa.

CARGA NO PORTO

Cerca de R$ 300 milhões em carne bovina e derivados estão parados no Porto de Santos, no litoral de São Paulo. A informação é da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne. Os produtos enfrentam uma série de restrições em mais de 22 países desde o início da operação da Polícia Federal em 21 frigoríficos. 

As exportações diárias da carne brasileira despencaram de 60 milhões de dólares, em média por dia, para 74 mil dólares. Uma queda de 99%.

Pelo menos três pessoas foram baleadas em frente a uma estação de metrô em Lille, na França. Entre as vítimas está um adolescente de 14 anos. A polícia está no local e ainda não sabe os motivos sobre o ataque.  (Do Notícias Agrícolas e Estadão)

Tags:

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário