Criada em 19/05/2021 às 15h36 | Mercado

Produtoras rurais participam de curso profissionalizante do Senar em Guaraí, município do interior do Tocantins

O curso foi uma parceria do Senar com o Sindicato Rural de Guaraí e é mais uma oportunidade de formar empreendedoras e profissionais para o mercado de trabalho, buscando um giro positivo para a economia local.

Imagem

O curso de “Produção de doces, conservas, compotas e frutos cristalizados” realizado pelo SENAR no município de Guaraí reuniu produtoras da região em busca de aprendizado e capacitação. O treinamento dá condições para que as participantes possam trabalhar com os frutos da região, preservando o alimento processado por mais tempo e trazendo alternativas para o cardápio da família, além da possível comercialização.

Durante as manhãs e as tardes, as alunas foram coordenadas pela engenheira de alimentos e instrutora do SENAR, Patrícia de Oliveira: “Este é um curso profissionalizante que prepara para trabalhar com conservas de frutas para poder ajudar as participantes a acrescentar a renda familiar”, explicou. Segundo a instrutora, o objetivo do curso é desenvolver habilidades básicas de saúde, segurança do trabalho e cuidados com o meio ambiente, além de apresentação teórica de temas como valor nutricional de frutos, higienização do local de trabalho, dos materiais, equipamentos e pessoal.

Uma das alunas pretende aproveitar do aprendizado adquirido durante o curso para complementar a renda familiar. Dona Maria de Lourdes já trabalhava com a venda de salgados e viu no curso uma nova oportunidade: “Pretendo trabalhar também com doces. Já tenho meus clientes de salgados que sempre me questionavam sobre esses outros produtos. Com esse treinamento posso atender todos de forma completa e ainda aumentar a renda de casa”, comentou.

Segundo ela, dentre tantos ensinamentos, o curso a ajudou a perceber a medida certa da higienização do espaço de trabalho e reaproveitamento dos ingredientes: “Não desperdiçamos nada. A sobra do açúcar usado para cristalizar foi colocada na calda; a massa das frutas que geralmente se joga fora, usamos para fazer compota”, finalizou.

O curso foi uma parceria do Senar com o Sindicato Rural de Guaraí e é mais uma oportunidade de formar empreendedoras e profissionais para o mercado de trabalho, buscando um giro positivo para a economia local. (Da Assessoria de Comunicação do Sistema Faet/Senar)


Clique neste link e confira o programa de rádio


 

 



 











Tags:

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário