LÚCIA BRITO
De Palmas (TO)
Com o objetivo de apontar os caminhos e as políticas públicas que podem ser adotadas para tornar o cooperativismo mais forte no Tocantins, a programação da Agrotins 2021 - 100% Digital trouxe a palestra “Agricultura 4.0 – Desafios e Benefícios para as Cooperativas”, nesta quarta-feira, 16 de junho.
O debate contou com a participação do diretor de Tecnologia, Ciência e Inovação do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), Kin Gomides; do secretário-executivo da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), Adenieux Rosa Santana; do presidente da Cooperativa Agroindustrial do Tocantins (Cooapa), Ricardo Khouri e do Diretor Presidente da Frisia Cooperativa Agroindustrial, Renato João de Castro.
Abrindo o diálogo sobre a temática o presidente da Cooapa, Ricardo Khouri, destacou as possibilidades e os desafios que o cooperativismo apresenta para levar informações e tecnologias aos produtores rurais.
“Nós entendemos que o Agro 4.0 permite um avanço na produtividade e o acesso as tecnologias, por meio do tripé conectividade, inovação e tecnologia, leva a tão sonhada sustentabilidade econômica. Temos informações de que 94% dos produtores rurais do país, e isso não deve ser diferente no Tocantins, têm telefone, e 68% desse contingente possui acesso ao celular. Então precisamos resolver o gargalo da conectividade e implantar programas e projetos que levem a esse Agro 4.0. O poder público pode contribuir com o processo desenvolvendo políticas que possam levar essa conectividade até os rincões tocantinenses, permitindo que qualquer produtor tenha acesso as tecnologias e inovação", observou.
Para o diretor do Ruraltins Kin Gomides, uma proximidade maior do sistema de cooperação com a extensão rural pública e privada no Tocantins pode incentivar a organização produtiva.
“Essa proximidade é uma das lacunas que a gente precisa preencher para poder fomentar as cadeias produtivas que atendam as demandas dos polos regionais. É necessário ter realmente essa proximidade, acompanhar a organização que o sistema cooperado tem, para que haja um desenvolvimento agropecuário no nosso Estado, tanto para o pequeno, médio e grande produtor”, disse.
Renato João, diretor da Frisia, cooperativa com produção voltada ao leite, carne e grãos, destacou que Estado com sua vocação agrícola e localização estratégica tem cenário favorável para o desenvolvimento do setor cooperativista.
“O Tocantins tem potencial muito grande para o agronegócio e agroindustrialização. E pela sua disposição geográfica e com propriedades não muito extensas, o modelo de cooperativas cabe muito bem, com grandes chances de trazer produtores para dentro do sistema cooperativo, criando oportunidades e novas formas de nos conectarmos”, ponderou
O secretário-executivo da Seagro, Adenieux Rosa, entende que a união e a integração de esforços podem abrir novos caminhos para o fortalecimento desse setor.
“Vamos somar ações aproveitando a grande experiência da Cooapa, da Frisia, empresa pioneira no ramo do cooperativismo na região sul do país, na qual depositamos grandes expectativas em cima de sua atuação no Tocantins, do Ruraltins nosso órgão de extensão rural e do time da Seagro, para fazermos um debate mais intenso, pós Agrotins, sobre o tema e apontar quais os caminhos que devemos adotar para tornar o cooperativismo mais forte no Tocantins”, disse.
Agrotins 2021 100% Digital
Agrotins 2021 100% Digital ocorre até sexta-feira, 18, pela plataforma www.agrotins.to.gov.br. Nos dias de programação, o público terá acesso a uma programação de palestras, minicursos, workshops, biblioteca inteiramente digital de livre acesso para a comunidade, vídeos, cartilhas, fotos e notícias sobre os órgãos do Governo do Tocantins. Os conteúdos ficarão disponíveis para acesso até 30 dias após o fim da Agrotins 2021 100% Digital.
Deixe um comentário