Fernanda Mendonça
DE PALMAS (TO)
A cada ano os produtores rurais e os agentes que atuam frente ao campo precisam repensar sobre o padrão produtivo, buscando um equilíbrio entre a geração de alimentos e a conservação dos recursos naturais, para quem não faltem para as gerações futuras, o conhecimento técnico e o aprimoramento das técnicas e tecnologias voltadas para o homem do campo são buscadas pela Secretaria de Desenvolvimento Rural de Palmas (Seder), principalmente no que abrange a atividade da agricultura familiar. Um dos eventos que marcam esse trabalho e apresenta para o homem do campo opções de produção com baixo custo, rentabilidade, produtividade e diminuição da área utilizada e tempo é o Agosto Verde. Ao longo do mês de agosto uma série de eventos mostrará na prática para as famílias da Zona Rural de Palmas e região, como alcançar esse caminho sustentável e que trará bons resultados.
O lançamento oficial de toda a programação ocorreu durante um café da manhã na sede da Seder, nesta quinta-feira,1º de agosto, com a presença de gestores municipais, do Governo do Estado, vereadores, representantes de entidades rurais, empresários e produtores rurais.
Também presente no lançamento, o titular da Seagro, César Halum, exaltou a
parceria entre as pastas e lembrou que o potencial de produção do
Tocantins e a força da agricultura familiar em Palmas. (Foto Regiane Rocha / Secom Palmas)
O secretário da Seder, Roberto Sahium, enfatizou durante o evento a força do homem do campo e chamou a atenção para o equilíbrio entre a conservação do meio ambiente e a produção de alimentos. “Sabe-se que a atividade rural e agricultura urbana praticada com técnicas agropecuárias ‘supermodernas’ como produção: orgânica, biodinâmica, natural e ecológica, e utilização da hidroponia, da plasticultura, da olericultura in dor, pecuária de pequenos animais como de galinhas caipiras, peixes e vacas leiteiras, respeitando as boas praticas agropecuárias são escolhas viáveis, sustentáveis e coloca produtor num modelo comercial competitivo, sobretudo o agricultor familiar”, destacou ao lembrar que neste ano o evento tem como tema ‘As Boas Práticas na Produção Agropecuária’.
Também presente no lançamento, o secretário estadual da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), César Halum, exaltou a parceria entre as pastas e lembrou que o potencial de produção do Tocantins e a força da agricultura familiar em Palmas.
Méritos
Também entre os méritos do Agosto Verde estão o da preservação dos solos pela ocorrência de erosão, acidificação, salinização e compactação; deprimir os desmatamentos legais e ilegais; preservação da biodiversidade pela especialização da produção; controle e cautela com contaminação da água, solos e dos alimentos pelo uso inadequado de adubos químicos e agrotóxicos; prudência e controle ao uso agroquímico pelos agricultores, trabalhadores rurais e consumidores; distribuição de rendas e inclusão socioambiental.
Os assuntos que serão tratados ao longo do mês estão definidos e com a aproximação de cada data, a Seder divulgará com precisão os locais dos eventos e o horário, para melhor orientação aos participantes.
Confira os temas que serão abordados e as datas estabelecidas:
01/08: Lançamento do Agosto Verde e Renova Sim
09/08: Bovinocultura com foco na alimentação com silagem no período seco
12 e 13/08: Dia técnico sobre meliponicultura
14/08: Enxertia de tomate, mudas de jurubeba e oficina de compostagem
15/08: Dia técnico sobre piscicultura
20/08: Evento de valorização das mulheres rurais
21/08: Inauguração da Horta de Taquaruçu (passou por reforma completa)
22/08: Dia de campo sobre tecnologias rurais sustentáveis
23/08: Curso de produção intensiva de carne a pasto
27/08: Renova Sim
28/08: Dia técnico da agroecologia
29/08: Workshop sobre plasticultura
30/08: Evento sobre o bem-estar animal com foco na avicultura
(Da Secom Palmas)
Deixe um comentário