Criada em 17/08/2023 às 11h21 | Gado

Adapec reúne equipe gestora para fortalecer ações de prevenção à febre aftosa

Nesta quarta-feira, 16, representantes da Equipe Gestora Estadual, responsável por colaborar com as atividades estabelecidas no Plano Estadual de Vigilância para Febre Aftosa, estiveram reunidos na sede da Agência, em Palmas.

Imagem
Equipe Gestora Estadual é composta por instituições públicas e privadas para fortalecer a vigilância contra febre aftosa. (Foto: Keven Lopes/Governo do Tocantins)

Dinalva Martins
De Palmas (TO)

O Governo do Tocantins, por meio da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), segue ativamente o planejamento de ações para fortalecer a vigilância e a prevenção contra a febre aftosa, e promover reuniões periódicas é uma delas. Nesta quarta-feira, 16, representantes da Equipe Gestora Estadual, responsável por colaborar com as atividades estabelecidas no Plano Estadual de Vigilância para Febre Aftosa, estiveram reunidos na sede da Agência, em Palmas.

O presidente da Adapec, Paulo Lima, enfatizou que as medidas sanitárias propostas pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) foram cumpridas pelo Estado e culminaram na suspensão da vacinação contra a enfermidade. “A nossa responsabilidade aumenta, pois a vigilância deve ser redobrada por todos. Temos ótimos parceiros na equipe gestora para colaborar com a conscientização dos produtores rurais, inclusive sobre a importância da vacinação do rebanho contra outras doenças, a exemplo da raiva e da brucelose”, avaliou.

Entre os principais temas debatidos estavam: importância da vigilância para prevenção da doença; efetivação do Plano Estadual de Comunicação, que já está em andamento; realização de fórum para debates e esclarecimentos sobre diversos temas ligados a área; balanço da Campanha de Informações Pecuárias, que atingiu 92,90% do rebanho, entre outros.

O Tocantins conta com 11,5 milhões de bovinos e bubalinos, faz parte do Bloco IV e suspendeu a vacinação, a partir de 2023, juntamente com os estados de Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo e o Distrito Federal. O próximo avanço é tornar-se livre da febre aftosa sem vacinação nacional e internacional.

Participantes

A reunião contou com representantes, além da Adapec, da Superintendência Federal da Agricultura (SFA/TO), da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro), do Sistema Faet/Senar, do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV), do Fundo Privado de Defesa Agropecuária (Fundeagro).

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário