Clique no ícone acima e confira o programa
Um caso registrado em novembro de 2022 em propriedade rural de Tocantinópolis, município localizado no Bico do Papagaio, região norte do Tocantins, fez com que o Estado perdesse o status de livre de praga quarentenária Pinta Preta.
A informação foi confirmada pela Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec), a pedido do Norte Agropecuário no Rádio. "A Adapec coletou amostras de frutos e folhas de laranja com suspeita de pinta preta no dia 22/11/2022 em propriedade localizada no município de Tocantinópolis e encaminhou a amostra à Superintendência Federal da Agricultura, que enviou ao Laboratório Oficial de Defesa Agropecuária de Goiânia. A confirmação foi registrada no dia 01/12/2022", ratificou a agência, por meio de sua assessoria de comunicação.
A confirmação está em laudo do Laboratório oficial de Defesa Agropecuária de Goiânia. Foi encaminhado Ofício à Adapec comunicando a inclusão do Estado do Tocantins como de ocorrência da praga quarentenária Phyllosticta citricarpa (Pinta Preta dos citros) publicada na Portaria SDA/MAPA n° 750/2023 de 16 de fevereiro de 2023, do Ministério da Agricultura.
A Adapec tem feito monitoramento de pragas quarentenárias em unidades de produção de fruticultura.
As providências
Questionada, a agência informou que "logo após a confirmação da presença da Praga Pinta Preta, tanto o produtor da propriedade, onde foi detectado a praga, quanto os demais do município foram orientados sobre as medidas de controle em propriedades com a presença da praga, bem como, medidas preventivas nas propriedades que não há a presença de Pinta Preta". "Além disso, orientações sobre a comercialização in natura de frutos para outras unidades da federação", complementou.
Os riscos
Em nota oficial, confirmou, também por meio de sua assessoria de comunicação, que há riscos de a praga se propagar pelo Estado. "Os riscos existem, devido a praga ser um fungo e as principais medidas de disseminação são através de mudas (venda ambulante), material vegetal (folhas e ramos) e vento", relatou. "Intensificando as ações, a Agência realizou levantamentos de delimitação para verificar se a praga está presente em outras propriedades do município de Tocantinópolis e cidades vizinhas. Além disso, monitorou demais municípios do Estado que produzem laranja para averiguar se havia suspeita da praga", complementou.
Restrições para vendas
O Norte Agropecuário também questionou sobre os danos causados pela situação. A agência confirma "danos qualitativos e quantitativos".
Os qualitativos "são em decorrência dos sintomas que a praga apresenta na casca dos frutos, se tornando menos atrativos aos consumidores do fruto in natura, ainda que não traga danos à saúde a quem consumir o fruto. Se o Tocantins exportasse haveria restrição de países onde a praga não está presente".
Já os quantitativos “estão relacionados às quedas prematuras dos frutos, o que reduz a produtividade das plantas severamente atacadas pela praga, que senão controlada pode ter queda de 46% dos frutos".
Entretanto, no comunicado, é deixado claro que "a comercialização de frutas cítricas interestadual continua do mesmo jeito". "Mas para comercializar para outros estados, incluindo os que são livres da praga, o produtor deverá cadastrar a Unidade de Produção junto à Adapec, possuir Responsável Técnico, além de adotar as medidas de Sistema de Mitigação de Risco para a Praga Pinta Preta", finalizou na nota oficial.
NA 98,1 FM
Apresentado pelos jornalistas Cristiano Machado e Daniel Machado, o Norte Agropecuário no Rádio amplia atuação em Palmas (TO) e em nova casa: Rádio Conexão 98,1 FM. O sinal da emissora chega a 40 cidades, onde vivem 600 mil pessoas.
O Norte Agropecuário no Rádio é veiculado aos sábados, das 8h às 9h. O programa mantém ainda as inserções diárias durante a programação normal, inclusive nos finais de semana, com dicas, sugestões e informações úteis aos homens e mulheres do campo. Seu conteúdo também estará na internet, à disposição de produtores, técnicos, pesquisadores e instituições que atuam no campo.
NA 101 FM
O “Agro & Negócios” é sempre aos domingos, das 7h às 8h, na 101 FM, de Presidente Prudente (SP), apresentado pelo jornalista prudentino Cristiano Machado. O sinal da emissora, via 101 FM, chega a 82 cidades do oeste de São Paulo, norte do Paraná e sul do Mato Grosso do Sul, onde vivem 1,5 milhão de pessoas, sem contar a audiência enorme na internet, por meio das redes sociais, para o Brasil e o mundo.
A atração apresenta reportagens especiais baseadas em números e dados técnicos que comprovam os benefícios do setor do campo, tanto econômicos e sociais, como produção de alimentos, geração de renda e emprego.
O “Agro & Negócios” abre espaço ainda para dar destaque a tecnologias empregadas no campo, experimentos e estudos realizados para informar e conscientizar a todos sobre a necessidade de melhorar cada vez mais a produção, com eficiência e primando pela qualidade e sustentabilidade.
Clique no ícone e confira o programa na íntegra.
CONFIRA TAMBÉM:
CLIQUE AQUI E VEJA OUTRAS NOTÍCIAS SOBRE O FUNDEAGRO
Clique no ícone acima e confira o programa
Clique no ícone acima e confira o programa de hoje.
Clique no ícone acima e confira o programa
Clique no ícone acima e confira o programa
Clique no ícone acima e confira os detalhes.
Clique no ícone acima e confira o programa na íntegra.
Clique no ícone acima e confira o programa na íntegra.
CONFIRA TAMBÉM:
Panorama (SP) é destaque em ranking de produção aquícola em São Paulo
Estudo mostra concentração da produção aquícola em São Paulo
Clique no ícone acima e confira como foi o evento.
Clique no ícone acima e confira a entrevista.
Clique no ícone acima e confira a entrevista.
CLIQUE AQUI E CONFIRA A GALERIA DE FOTOS DO EVENTO DA APROSOJA.
NESTE LINK VOCÊ CONFERE O QUE FOI PUBLICADO SOBRE A APROSOJA.
Clique aqui e confira mais notícias sobre dieta plant based
Clique no ícone acima e confira o programa.
Clique no ícone acima e confira a entrevista
Clique no ícone acima e confira o vídeo.
Clique no ícone acima e confira o programa de rádio.
Deixe um comentário