Criada em 30/04/2023 às 21h21 | Agricultura

Com caso registrado em 2022, Tocantins perde status de livre de praga quarentenária Pinta Preta

Norte Agropecuário no Rádio abordou fato com exclusividade. Adapec informa que praga não traz danos à saúde a quem consumir o fruto. Monitoramento é feito no Estado e providências foram tomadas na região. Comércio interno segue normal, mas para outros Estados há exigências específicas.

Imagem


Clique no ícone acima e confira o programa 

Um caso registrado em novembro de 2022 em propriedade rural de Tocantinópolis, município localizado no Bico do Papagaio, região norte do Tocantins, fez com que o Estado perdesse o status de livre de praga quarentenária Pinta Preta.

A informação foi confirmada pela Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec), a pedido do Norte Agropecuário no Rádio. "A Adapec coletou amostras de frutos e folhas de laranja com suspeita de pinta preta no dia 22/11/2022 em propriedade localizada no município de Tocantinópolis e encaminhou a amostra à Superintendência Federal da Agricultura, que enviou ao Laboratório Oficial de Defesa Agropecuária de Goiânia. A confirmação foi registrada no dia 01/12/2022", ratificou a agência, por meio de sua assessoria de comunicação.

A confirmação está em laudo do Laboratório oficial de Defesa Agropecuária de Goiânia. Foi encaminhado Ofício à Adapec comunicando a inclusão do Estado do Tocantins como de ocorrência da praga quarentenária Phyllosticta citricarpa (Pinta Preta dos citros) publicada na Portaria SDA/MAPA n° 750/2023 de 16 de fevereiro de 2023, do Ministério da Agricultura.

A Adapec tem feito monitoramento de pragas quarentenárias em unidades de produção de fruticultura.

As providências

Questionada, a agência informou que "logo após a confirmação da presença da Praga Pinta Preta, tanto o produtor da propriedade, onde foi detectado a praga, quanto os demais do município foram orientados sobre as medidas de controle em propriedades com a presença da praga, bem como, medidas preventivas nas propriedades que não há a presença de Pinta Preta". "Além disso, orientações sobre a comercialização in natura de frutos para outras unidades da federação", complementou.

Os riscos

Em nota oficial, confirmou, também por meio de sua assessoria de comunicação, que há riscos de a praga se propagar pelo Estado. "Os riscos existem, devido a praga ser um fungo e as principais medidas de disseminação são através de mudas (venda ambulante), material vegetal (folhas e ramos) e vento", relatou. "Intensificando as ações, a Agência realizou levantamentos de delimitação para verificar se a praga está presente em outras propriedades do município de Tocantinópolis e cidades vizinhas. Além disso, monitorou demais municípios do Estado que produzem laranja para averiguar se havia suspeita da praga", complementou.

Restrições para vendas

O Norte Agropecuário também questionou sobre os danos causados pela situação. A agência confirma "danos qualitativos e quantitativos".

Os qualitativos "são em decorrência dos sintomas que a praga apresenta na casca dos frutos, se tornando menos atrativos aos consumidores do fruto in natura, ainda que não traga danos à saúde a quem consumir o fruto. Se o Tocantins exportasse haveria restrição de países onde a praga não está presente".

Já os quantitativos “estão relacionados às quedas prematuras dos frutos, o que reduz a produtividade das plantas severamente atacadas pela praga, que senão controlada pode ter queda de 46% dos frutos".

Entretanto, no comunicado, é deixado claro que "a comercialização de frutas cítricas interestadual continua do mesmo jeito". "Mas para comercializar para outros estados, incluindo os que são livres da praga, o produtor deverá cadastrar a Unidade de Produção junto à Adapec, possuir Responsável Técnico, além de adotar as medidas de Sistema de Mitigação de Risco para a Praga Pinta Preta", finalizou na nota oficial.



NA 98,1 FM

Apresentado pelos jornalistas Cristiano Machado e Daniel Machado, o Norte Agropecuário no Rádio amplia atuação em Palmas (TO) e em nova casa: Rádio Conexão 98,1 FM. O sinal da emissora chega a 40 cidades, onde vivem 600 mil pessoas.

O Norte Agropecuário no Rádio é veiculado aos sábados, das 8h às 9h. O programa mantém ainda as inserções diárias durante a programação normal, inclusive nos finais de semana, com dicas, sugestões e informações úteis aos homens e mulheres do campo. Seu conteúdo também estará na internet, à disposição de produtores, técnicos, pesquisadores e instituições que atuam no campo.

NA 101 FM

O “Agro & Negócios” é sempre aos domingos, das 7h às 8h, na 101 FM, de Presidente Prudente (SP), apresentado pelo jornalista prudentino Cristiano Machado. O sinal da emissora, via 101 FM, chega a 82 cidades do oeste de São Paulo, norte do Paraná e sul do Mato Grosso do Sul, onde vivem 1,5 milhão de pessoas, sem contar a audiência enorme na internet, por meio das redes sociais, para o Brasil e o mundo.

A atração apresenta reportagens especiais baseadas em números e dados técnicos que comprovam os benefícios do setor do campo, tanto econômicos e sociais, como produção de alimentos, geração de renda e emprego.

O “Agro & Negócios” abre espaço ainda para dar destaque a tecnologias empregadas no campo, experimentos e estudos realizados para informar e conscientizar a todos sobre a necessidade de melhorar cada vez mais a produção, com eficiência e primando pela qualidade e sustentabilidade.

 

 

 

 


Clique no ícone e confira o programa na íntegra.

 

CONFIRA TAMBÉM: 

Campanha lançada pelo Fundeagro visa conscientizar produtores sobre retirada da vacinação contra febre aftosa no Estado do Tocantins

Fundeagro atua na prevenção e conscientização dos produtores no novo cenário da pecuária do Estado do Tocantins.

Presidente do Fundeagro-TO destaca responsabilidade do produtor na manutenção da sanidade do rebanho bovino sem vacinação contra aftosa

Rodrigo Guerra destaca papel fundamental do Fundeagro no novo cenário da pecuária tocantinense com a retirada da vacinação contra febre aftosa

CLIQUE AQUI E VEJA OUTRAS NOTÍCIAS SOBRE O FUNDEAGRO 

 


Clique no ícone acima e confira o programa





Clique no ícone acima e confira o programa de hoje.


Clique no ícone acima e confira o programa

Clique no ícone acima e confira o programa




Clique no ícone acima e confira os detalhes. 


 


Clique no ícone acima e confira o programa na íntegra.


Clique no ícone acima e confira o programa na íntegra.  

CONFIRA TAMBÉM:

Panorama (SP) é destaque em ranking de produção aquícola em São Paulo

Estudo mostra concentração da produção aquícola em São Paulo

 

Clique no ícone acima e confira como foi o evento.

  
Clique no ícone acima e confira a entrevista.


Clique no ícone acima e confira a entrevista.




Clique aqui e confira mais notícias sobre dieta plant based


Clique no ícone acima e confira o programa.

 





 

 



 


Clique no ícone acima e confira a entrevista


Clique no ícone acima e confira o vídeo.

 

 


Clique no ícone acima e confira o programa de rádio.

 

Tags:

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário