São esperados produtores, estudantes, técnicos, empresários do campo e empreendedores em geral em evento importante na Nova Alta Paulista programado para março. A pesquisadora Eliane Fabri, pesquisadora do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), dá os detalhes em entrevista ao programa.
Uma das principais produtoras de amendoim do Brasil, a região de Presidente Prudente (oeste de SP) deve colher nesta safra 80.807 toneladas em área de 19.596 hectares. A estimativa foi feita pela Secretaria de Estado da Agricultura de São Paulo, a pedido do Norte Agropecuário.
O crambe é da família das crucíferas, assim como a mostarda, tem grande potencial para a produção de matéria-prima para o biodiesel, porém é mais conhecido na região Centro-Oeste do Brasil. No entanto está chegando ao oeste de São Paulo como uma ótima opção para a agricultura familiar.
De acordo com os dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) analisados com exclusividade pelo Norte Agropecuário, a safra de grãos 2021/2022 no Estado será de 5.990,1 toneladas, ante 5.529,1 no ciclo anterior (variação de 8,3%). Em termos de área o aumento é menor, de 4,2%.
De acordo com o pesquisador, foi registrada a quebra da safra do milho safrinha. Em Presidente Prudente, nos 60 mil hectares cultivados houve a queda de produção em torno de 50%. A produtividade saiu de 78 sacas de 60 quilos em 2020 para uma queda para 36 sacas por hectares em 2021.