Criada em 07/12/2022 às 08h45 | Política brasileira

TO: Assembleia aprova aumento de 600% do imposto sobre produtos para exportação

Proposta foi aprovada em dois turnos dando nova redação à Lei 3617/19, que instituiu o Fundo Estadual dos Transportes (FET), no estado. A arrecadação com o imposto vai para o FET para ser aplicado na manutenção e conservação das estradas do Tocantins.

Imagem
Proposta original foi do deputado estadual Zé Roberto (PT). (Foto: Divulgação)

Foi aprovado na sessão vespertina dessa terça-feira, 6, o projeto de lei do Governo do Estado que reajusta de 0,2% para 1,2% a alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre produtos de origem vegetal, mineral e animal.

Aprovada no plenário da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto) em dois turnos de votação, a matéria do Executivo havia tramitado em regime de urgência e passado por três comissões: Constituição e Justiça; Defesa do Consumidor; e Finanças, Tributação, Fiscalização e Controle.

Conforme o documento, o recurso irá ao Fundo Estadual de Transporte (FET) a fim de promover a manutenção de obras, serviços de infraestrutura em pavimentação e a implantação de rodovias estaduais.

O reajuste foi menor do que o percentual antes proposto pelo deputado Zé Roberto (PT), que apresentara projeto de lei com reajuste de 1,65%, a ser recolhido pelos contribuintes que promoverem operações interestaduais ou com destino à exportação.

A lei exclui de recolhimento os combustíveis líquidos ou gasosos, e lubrificantes derivados ou não de petróleo, bem como remessas efetuadas por produtor rural com destino a armazém geral, leilão, exposição ou feiras, conforme os prazos previstos, além das saídas efetuadas por produtos rurais de ovos e mercadorias oriundas de hortaliças.

CONFIRA TAMBÉM: 

Conta vai sair do bolso do produtor, mas custo é para todos que vão pagar mais caro pelo alimento, diz presidente da Aprosoja-TO 

Faet pede ao governador do Estado que dialogue com produtores antes de sancionar lei que taxa produtos do agro tocantinense

TO: Assembleia aprova aumento de 600% do imposto sobre produtos para exportação

Presidente da Coapa fala em vergonha e critica falta de debate sobre aumento de tributo

No rádio: Taxação penaliza o agro, afirma presidente do SRA

No rádio: “Um tiro no setor que mais emprega no país”

Parlamentar do PT

Após proposta do deputado estadual Zé Roberto (PT) para que o imposto de 0,2% para os produtos destinados à exportação do Tocantins fosse ajustado para 1,65%, o governo do estado apresentou contraproposta e nas sessões vespertinas desta terça-feira, 6, a taxa de 1,2% foi aprovada em dois turnos de discussão na Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), dando nova redação à Lei 3617/19, que instituiu o Fundo Estadual dos Transportes (FET), no estado.

Apesar do ajuste não ter atingido o percentual ideal na avaliação do deputado estadual Zé Roberto, ele comemorou a aprovação da lei como parte da indenização a ser paga à sociedade tocantinense pelas grandes empresas exportadoras instaladas no estado. “Faz um pouco de justiça e quem mais estraga estrada começa a contribuir mais um pouquinho”, ressaltou.

A arrecadação com o imposto vai para o FET para ser aplicado na manutenção e conservação das estradas do Tocantins e para Zé Roberto é a forma das grandes empresas do agronegócio retribuírem os privilégios concedidos. “Ao longo de muitos anos eu tenho lutado para que o segmento privilegiado pela Lei Kandir, que são os do agro e outras áreas, que não pagam impostos, e com juros altamente subsidiados pelo governo”, destacou o deputado. (Da Assessoria do parlamentar com Assembleia Legislativa)

NA 101 FM

O “Agro & Negócios” é sempre aos domingos, das 7h às 8h, na 101 FM, de Presidente Prudente (SP), apresentado pelo jornalista prudentino Cristiano Machado. O sinal da emissora, via 101 FM, chega a 82 cidades do oeste de São Paulo, norte do Paraná e sul do Mato Grosso do Sul, onde vivem 1,5 milhão de pessoas, sem contar a audiência enorme na internet, por meio das redes sociais, para o Brasil e o mundo.

A atração apresenta reportagens especiais baseadas em números e dados técnicos que comprovam os benefícios do setor do campo, tanto econômicos e sociais, como produção de alimentos, geração de renda e emprego.

O “Agro & Negócios” abre espaço ainda para dar destaque a tecnologias empregadas no campo, experimentos e estudos realizados para informar e conscientizar a todos sobre a necessidade de melhorar cada vez mais a produção, com eficiência e primando pela qualidade e sustentabilidade.

NA 98,1 FM

Apresentado pelos jornalistas Cristiano Machado e Daniel Machado, o Norte Agropecuário no Rádio amplia atuação em Palmas (TO) e em nova casa: Rádio Conexão 98,1 FM. O sinal da emissora chega a 40 cidades, onde vivem 600 mil pessoas.

O Norte Agropecuário no Rádio é veiculado das 8h às 9h. O programa mantém ainda as inserções diárias durante a programação normal, inclusive nos finais de semana, com dicas, sugestões e informações úteis aos homens e mulheres do campo. Seu conteúdo também estará na internet, à disposição de produtores, técnicos, pesquisadores e instituições que atuam no campo.  


Clique no ícone acima e confira o programa





Clique no ícone acima e confira o programa de hoje.


Clique no ícone acima e confira o programa

Clique no ícone acima e confira o programa




Clique no ícone acima e confira os detalhes. 


 


Clique no ícone acima e confira o programa na íntegra.


Clique no ícone acima e confira o programa na íntegra.  

CONFIRA TAMBÉM:

Panorama (SP) é destaque em ranking de produção aquícola em São Paulo

Estudo mostra concentração da produção aquícola em São Paulo

 

Clique no ícone acima e confira como foi o evento.

  
Clique no ícone acima e confira a entrevista.


Clique no ícone acima e confira a entrevista.




Clique aqui e confira mais notícias sobre dieta plant based


Clique no ícone acima e confira o programa.

 





 

 



 


Clique no ícone acima e confira a entrevista


Clique no ícone acima e confira o vídeo.

 

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário