O presidente do Sistema FAET/Senar, Paulo Carneiro, a Superintendente do Senar, Rayley Luzza e o Diretor da ATeG, André Abreu, visitaram o Complexo de Ciências Agrárias da Universidade do Tocantins, a UNITINS AGRO. Eles conheceram as instalações e laboratórios da universidade voltados para o estudo, pesquisa e análises de solos e plantas. A convite da Reitoria da Unitins, a visita teve como objetivo demonstrar a riqueza de possibilidades de parcerias entre as instituições. Uma delas pode resultar numa Cooperação Técnica para viabilizar análises de solo para pequenos e médios produtores rurais assistidos pelo SENAR Tocantins.
“Estou encantado com o que vi aqui. Tenho certeza de que podemos realizar várias parcerias para levar conhecimento e tecnologia para os produtores rurais. E assim eles terão a possibilidade de produzir ainda mais nas suas propriedades”, destacou Paulo Carneiro. A visita ocorre em menos de uma semana depois do Senar reunir reitores e coordenadores das principais instituições de ensino da capital para mostrar o que a instituição faz e tem a oferecer.
A direção do sistema Faet/Senar conheceu as instalações da unidade que fica próxima à área da Agrotins, além de laboratórios, salas de aula, ambientes de pesquisa entre outros. “A aproximação do Senar com a academia pode render frutos porque o sistema busca parcerias com instituições de ensino tanto para oferecer melhores serviços aos produtores como também para oferecer estágios a estudantes, uma forma de contribuir para a formação dos futuros profissionais que vão atuar no setor”, destacou, Rayley Luzza, superintendente do Senar.
De imediato, a visita pode resultar numa parceria onde a Unitins Agro poderá realizar a análise de solos de 500 amostras de propriedades rurais atendidas pela Assistência Técnica e Gerencial do Senar. Também está no radar a realização de cursos e oficinas voltadas a trabalhadores e produtores rurais na estrutura da universidade. Para o reitor Augusto Rezende, que apresentou a unidade, a parceira pode trazer ótimos resultados, já que o Sistema FAET/Senar têm uma interlocução forte com a área rural.
“Estamos abrindo as portas da Unitins e desenhamos aqui um grande termo de cooperação técnica que vai atender propostas na área de análise de solo, plantas e de água, de estruturas de treinamento e outros", afirmou. O reitor estava acompanhado da Pró-Reitora de Pesquisa e Pós Graduação, Ana Flávia de Gouveia, do diretor de Pesquisa Agropecuária, Expedito Cardoso e Mayra Fonseca, coordenadora de Laboratórios da Unitins. (Do Senar)
Deixe um comentário