Criada em 16/09/2022 às 17h30 | Pesquisa

Trabalho científico dos profissionais da Adapec sobre anemia infecciosa equina recebe honraria Oswaldo Gonçalves Cruz

O estudo foi premiado em 1º lugar na categoria apresentação oral durante o IV Congresso de Sanidade Animal e Saúde Pública e XIV Semana Acadêmica de Medicina Veterinária, da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), em Araguaína.

Imagem
Apresentação do trabalho científico. (Foto - Divulgação Adapec)

Dinalva Martins
De Palmas (TO)

Profissionais da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) foram premiados com a honraria Oswaldo Gonçaves Cruz pelo trabalho científico "Modelagem e análise estatística dos casos de anemia infecciosa equina em equídeos no estado do Tocantins, Brasil, entre 2008 e 2021". O estudo foi premiado em 1º lugar na categoria apresentação oral durante o IV Congresso de Sanidade Animal e Saúde Pública e XIV Semana Acadêmica de Medicina Veterinária, da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), em Araguaína.

O estudo analisou o padrão de ocorrência da Anemia Infecciosa Equina (AIE) em equídeos no estado do Tocantins de janeiro de 2008 a dezembro de 2021, além da previsão de novos casos dessa doença para os anos de 2022 a 2024. “Com a realização desses trabalhos, o intuito é contribuir com informações que possam auxiliar os responsáveis técnicos dos programas de sanidade animal na tomada de decisões ou na adoção de novas estratégias de controle das enfermidades nos rebanhos" , explica o inspetor de defesa agropecuária da Adapec, Alessandro José Ferreira dos Santos.

Para o diretor de defesa, inspeção e sanidade animal da Adapec, Márcio Rezende, a pesquisa fornece respostas e potencializa as atividades baseadas nas descobertas que resultarão em ações mais sólidas. “Muito nos honra à dedicação dos profissionais envolvidos na busca pelo conhecimento científico que gera informações seguras visando melhorias dos nossos trabalhos no atendimento aos produtores rurais e a comunidade em geral”, assegura.

No evento, que ocorreu entre os dias 13 e 16 de setembro, dos 65 trabalhos expostos, oito considerados os melhores foram selecionados para apresentação oral, destes, dois são da Agência, o premiado citado acima e o segundo com o título: Interpolação por krigagem ordinária para avaliar o risco da circulação do vírus rábico transmitido por morcegos hematófagos da espécie desmodus rotundus na região centro-norte do estado do Tocantins, Brasil. No total, a Adapec expôs cinco trabalhos.

Os autores dessas investigações que representaram a Adapec são: Alessandro José Ferreira dos Santos, Jardel Martins Ferreira, Raydleno Mateus Tavares e Isadora Mello Cardoso. Todos os estudos contaram com a honrosa participação dos professores doutores da UFNT: Francisco Baptista, Ana Paula Coelho Ribeiro, Bruna Alexandrino, Marco Augusto Giannoccaro da Silva e Katyane de Sousa Almeida.

Títulos dos Trabalhos submetidos pela Adapec

Análise estatística entre 2006 e 2019 e previsão dos casos de raiva em bovinos de 2020 a 2022 no estado do Tocantins (Brasil), usando o software R Studio.

Interpolação por krigagem ordinária para avaliar o risco da circulação do vírus rábico transmitido por morcegos hematófagos da espécie desmodus rotundus na região centro-norte do estado do Tocantins, Brasil.

Análise hierárquica de processos como método para estimar a probabilidade do risco de reintrodução do vírus da febre aftosa no estado do Tocantins, Brasil (2022)
Análise de risco quantitativa para avaliar a importação de fêmeas bovinas infectadas por Brucella abortus a partir de outros estados brasileiros para o estado do Tocantins, Brasil, no período de 2015 a 2021.

"Modelagem e análise estatística dos casos de anemia infecciosa equina em equídeos no estado do Tocantins, Brasil, entre 2008 e 2021.

Todos os trabalhos podem acessados por meio do site da Adapec no link.

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário