Criada em 01/11/2023 às 22h49 | Agroenergia

Tocantins Bioenergia anuncia usina de etanol de milho no estado

A usina em Miranorte terá capacidade para processar 500 mil toneladas de milho por ano e contará com investimentos superiores a R$ 1,1 bilhão, gerando mais de 500 empregos na região.

Imagem
Investidores da Tocantins Bioenergia no gabinete do Governador Wanderlei Barbosa. (Foto: Divulgação)

 

1º de novembro de 2023, Palmas (TO) –  Com a presença dos principais investidores da Tocantins Bioenergia e do Governador Wanderlei Barbosa, além de diversas autoridades, foi anunciado nesta quarta-feira (01/11) o projeto de construção de uma planta de etanol de milho em Miranorte-TO. A usina terá capacidade para processar 500 mil toneladas de milho por ano e contará com investimentos superiores a R$ 1,1 bilhão, gerando mais de 500 empregos na região. 

Fruto de uma parceria entre a AGROJEM, acionistas da ACP Bioenergia e Czarnikow (CZ), a usina de etanol será estratégica para o desenvolvimento da indústria no Tocantins por meio da produção de etanol e óleo de milho. Também será produzido grão seco de destilaria (DDG), utilizado na alimentação animal.

 “Como grande confinador no estado, temos nesta operação uma fonte estratégica para incremento na dieta animal e com isso demandaremos grande parte do DDG produzido, além de fomentar a instalação de outras indústrias”, comentou José Eduardo Motta, CEO e proprietário da AGROJEM. 

Com o início da operação comercial previsto para outubro de 2026, a nova unidade estará situada em Miranorte – TO, à beira da rodovia BR-153 e próxima as principais regiões produtoras de grãos no Tocantins. A usina tem como propósito industrializar parte do milho que hoje é exportado.

Sobre os investidores da Tocantins Bioenergia:

AGROJEM: A AGROJEM atua em três segmentos: (i) agricultura, com 50 mil hectares de área no Tocantins; (ii) pecuária, com capacidade de abate de 130 mil cabeças; e (iii) serviços de armazenagem para uso cativo e oferta a terceiros, com capacidade estática de aproximadamente 110 mil toneladas. 

ACP: A ACP atua na produção de cana-de-açúcar (4,0 mtc 2024e | 5,0 mtc 2025e) e de grãos (77 mil ha 2024e | 89 mil ha 2025e). Com estrutura própria de maquinários e pessoas, executa as operações de plantio, cultivo, corte, carregamento, transporte e armazenamento (capacidade estática de mais de 1 milhão de sacas). Atualmente, possui 7 unidades produtivas em 5 estados, incluindo o Tocantins, além de sua unidade administrativa em Ribeirão Preto (SP). 

CZ: A Czarnikow é uma provedora global de serviços da cadeia de suprimentos do agronegócio, alimentos e bebidas, e infraestrutura com 13 escritórios em 4 continentes, em países como Brasil, Reino Unido, China, México e Tailândia. (Da Assessoria)

 

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário