Criada em 23/03/2022 às 08h57 | Agronegócio

Com alta produtividade, Aprosoja estima 400 mil hectares de milho no Tocantins

Conforme o diretor-tesoureiro da entidade, Maurício Buffon, a chuva no Tocantins começou um pouco antes, possibilitando uma janela de cultivo muito boa para o milho. Produção pode ficar entre 85 a 100 sacas por hectare.

Imagem
Conforme diretor da entidade, produção pode ficar entre 85 a 100 sacas por hectare. (Foto: Divulgação)

Daniel Machado
De Brasília (DF)

O Tocantins pode ter uma safra de milho que alcance até 40 milhões de sacas. Essa é a previsão mais otimista da Aprosoja-TO (Associação dos Produtores de Soja e Milho do Tocantins). Conforme o diretor-tesoureiro da entidade, Maurício Buffon, a chuva no Tocantins começou um pouco antes, possibilitando uma janela de cultivo muito boa para o milho.

“A safra de milho do Estado do Tocantins, nós estimamos uma safra de até 400 mil hectares plantados”, destaca Buffon. O produtor rural ressalvou, porém, que em alguns momentos as chuvas têm vindo em excesso, o que prejudica um pouco o milho, deixando-o mais amarelo por causa do nitrogênio. “Mas sempre lembrando que o excesso é melhor que falta. Estamos esperando uma safra para a normalidade do Tocantins, entre 85 a 100 sacas por hectares”, frisou.

Importância do milho no Tocantins

O milho é o terceiro maior ativo agropecuário do Estado, só ficando atrás da soja e da carne bovina. Na última estimativa de VBP (Valor Bruto da Produção) feita pelo Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), a quantidade de milho plantada no Estado tem valor estimado de quase R$ 1,6 bilhão. O milho também é o terceiro ativo do Estado mais exportado e há uma grande demanda internacional que pode fazer essas vendas externas aumentarem ainda mais nos próximos anos.

Clique aqui e ouça reportagem completa sobre o tema.

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário