Criada em 09/05/2017 às 16h28 | Agronegócio

Tenda ambiental da Semarh apresenta curral ecológico na maior feira agropecuária da região Norte do País

O curral ecológico é feito com a rodagem de pneus usados, trazendo benefícios para o produtor como o baixo custo de construção e a facilidade de encontrar a matéria-prima, e ainda ajuda o meio ambiente retirando de circulação possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti.

Imagem
Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos levará ao evento oito projetos sustentáveis (foto: SeagroTO/Arquivo)

Suene Moraes
DE PALMAS

Para disseminar as boas práticas sustentáveis aos pequenos produtores rurais durante a Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2017), a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) levará ao evento oito projetos sustentáveis. Um dos projetos será o curral ecológico feito com a rodagem de pneus usados, que substituem as pranchas de madeira.

Segundo o técnico Ricardo Mendes, da Diretoria de Desenvolvimento Sustentável, os benefícios para o produtor são o baixo custo de construção e a facilidade de encontrar a matéria-prima. “Outra vantagem é o bem-estar do animal, pois as pranchas de pneu amortecem o impacto e isso evita o estresse”, explica.

Já para o meio ambiente, as vantagens são significativas devido ao baixo impacto, de acordo com o técnico. “Ao usar os pneus retiramos possíveis criadouros para o mosquito Aedes aegypti, causador de doenças como zika, chikungunya e a dengue. Outro dano é que a permanência de pneus na natureza pode causar contaminações, pois a sua decomposição leva em torno de 600 anos”, destaca Ricardo.

Na edição da Agrotins de 2016, a Semarh também apresentou projetos sustentáveis que foram incrementados para este ano. “Todas as ações podem ser facilmente adotadas pelo produtor rural, como o sistema de aproveitamento de água da chuva e a composteira doméstica”, apontou o técnico.

A intenção, conforme explica Ricardo, é de apresentar possibilidades que atendam as questões ambientais, sociais e econômicas. “Para montar qualquer um dos projetos sustentáveis o investimento é de baixo custo, pois o material utilizado teria como destino certo o lixo”, pontua.

PROTÓTIPOS SUSTENTÁVEIS

Minicisterna: A ideia é que a população tenha algum sistema correto de aproveitamento da água de chuva em suas casas.

Filetador de garrafa Pet: O filetador é uma opção simples e econômica para as pessoas iniciarem alguma atividade usando fitas de garrafa pet.

Vaso freático de pneu: O diferencial desse projeto é o sistema de irrigação feito por baixo do vaso, imitando o lençol freático. Assim o consumo de água será controlado por cada planta.

Carneiro hidráulico: A principal vantagem é o custo baixo para investimentos e quase nulo de operação. É utilizado principalmente para irrigação na agricultura.

Armadilha caseira pega-mosca: Armadilha simples e tem sido cada vez mais usada no combate a moscas das frutas. Parece apenas uma garrafa plástica pendurada em uma árvore, mas a armadilha tem se mostrado eficiente no controle da praga.

Composteira doméstica: Utilizada há muitos anos no meio rural pela agricultura familiar, a compostagem com minhocas (vermicompostagem) é uma forma de lidar com o material orgânico de forma sustentável recebe diversos nomes, como compostagem doméstica, caseira, residencial, e é indicada como uma possível solução para a problemática dos resíduos sólidos. (Da Semarh)

Tags:

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário