Criada em 24/09/2024 às 17h24 | Agronegócio

Plano Safra marca reconhecimento da importância da agricultura familiar para as três esferas de governo, diz superintendente da Conab

“O financiamento da safra com juros subsidiados pelo Governo Federal é vital para o sucesso do homem do campo, que aumenta consideravelmente a sua produção e pode ter o seu excedente adquirido pelos programas de aquisição da Conab", afirmou Marco Túlio Nascimento.

Imagem

Presente no lançamento do Plano Safra da Agricultura Familiar 2024/2025, o superintendente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) no Tocantins, Marco Túlio Nascimento, destacou a importância da iniciativa. “O lançamento do Plano Safra da Agricultura Familiar no auditório do Palácio Araguaia reveste-se de um simbolismo marcante. É o reconhecimento da importância da produção da agricultura familiar para as três esferas de governo”, disse. “O financiamento da safra com juros subsidiados pelo Governo Federal é vital para o sucesso do homem do campo, que aumenta consideravelmente a sua produção e pode ter o seu excedente adquirido pelos programas de aquisição da Conab, que objetivam dar suporte ao produtor e combater frontalmente a fome e desnutrição”, complementou.

O ato público no Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos contou com as presenças de, entre outras autoridades, o governador Wanderlei Barbosa e o secretário de Agricultura Familiar e Agroecologia do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Vanderley Ziger.

A ação tem um orçamento estimado em R$ 500 milhões em créditos para produtores rurais do Tocantins.


Clique no ícone acima e confira o programa.

Durante a cerimônia, foram assinados contratos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), destinado ao financiamento de atividades e serviços rurais agropecuários e não agropecuários desenvolvidos por agricultores familiares. O programa visa promover o desenvolvimento sustentável no meio rural, focando no aumento da capacidade produtiva, geração de empregos e melhoria da renda das famílias. A execução do Pronaf é feita por bancos públicos e privados, pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e pelas cooperativas de crédito rural. No evento, também foi assinada a cédula de crédito bancário entre o Governo do Tocantins e as instituições bancárias.

PAA

Na cerimônia, foram entregues kits do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), em que é efetuada a compra direta de alimentos de agricultores familiares, dispensando licitação, sendo esses produtos destinados a pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional. O programa também atende à rede socioassistencial; aos equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional; e às instituições de ensino, tanto públicas quanto filantrópicas. O objetivo do PAA é fortalecer a agricultura familiar, gerando emprego e renda, além de desenvolver a economia local e promover o acesso a alimentos, contribuindo para a redução da insegurança alimentar e nutricional. (Com informações da SecomTO)

Tags:

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário