Criada em 27/10/2021 às 16h24 | Meio Ambiente

Sistema que monitora captação de água da bacia do Rio Formoso é “inovador e eficaz”, afirma professor da UFT

Sistema é “desenvolvido para o monitoramento e gestão dos recursos hídricos relacionados à disponibilidade de água, por meio da coleta de dados monitorados pelas estações de monitoramento convencionais e telemétricas da Agência Nacional de Águas via serviços web”.

Imagem

O engenheiro civil e professor do curso de Engenharia Ambiental da UFT (Universidade Federal do Tocantins) Fernan Enrique Vergara concedeu entrevista ao Norte Agropecuário no Rádio, na Hits FM 93,5, quando falou sobre o Sistema de Gestão de Alto Nível dos Recursos Hídricos (GAN). 

Ele abordou a iniciativa do Instituto de Atenção às Cidades (IAC-UFT), que criou o sistema. Para Vergara, o sistema é “inovador, eficaz, melhora a gestão dos recursos hídricos, resulta em economia para os empreendedores e pode ser acompanhado também pelos próprios produtores rurais da região”.

CLIQUE NESTE LINK, BAIXE O PODCAST E ACOMPANHE A ENTREVISTA NA ÍNTEGRA 


Clique no ícone acima e confira a entrevista

A entrevista foi um complemento de recente reportagem especial do Norte Agropecuário no Rádio, que abordou a captação de água para agricultura no Tocantins.

O sistema

Conforme memorial descritivo, o sistema é “desenvolvido para o monitoramento e gestão dos recursos hídricos relacionados à disponibilidade de água, por meio da coleta de dados monitorados pelas estações de monitoramento convencionais e telemétricas da Agência Nacional de Águas via serviços web”. No Tocantins, a operação é feita também pela Secretaria de Meio Ambiente do Tocantins.

Ainda de acordo com a apresentação, a “análise da demanda baseia-se no monitoramento das captações superficiais possibilitando conhecer a atual realidade e acompanhar a situação dos recursos hídricos na região, em termos de quantidade, frequência e balanço hídrico”.

VEJA TAMBÉM 

Promotor de Justiça, representante de associação e produtor abordam o tema; ouça!

Produtores rurais pagaram mais de R$ 722 mil por reparação de dano ambiental na bacia do Rio Formoso, no Estado do Tocantins

VEJA O QUE MAIS FOI NOTÍCIA SOBRE O MPE-TO NO NORTE AGROPECUÁRIO

CONFIRA MAIS NOTÍCIAS SOBRE O TEMA

LEIA MAIS SOBRE O QUE FOI PUBLICADO SOBRE CAPTAÇÃO DE ÁGUA DE RIOS PARA AGRICULTURA

NA HITS FM 

Com quase quatro anos no ar, o Norte Agropecuário no Rádio passa de semanal para diário, em nova fase de atuação, ampliando ainda mais o noticiário do campo no Tocantins. A atração, que apresenta as informações mais importantes do campo do Tocantins, Matopiba e do Brasil, estreou segunda-feira, dia 4 de outubro, na Hits 93,5 FM, em Palmas (TO).

Apresentado pelos jornalistas Cristiano Machado e Daniel Machado, o novo programa será de segunda à sexta-feira, com duas edições diárias. Pela manhã, a partir das 7h55. E, à noite, às 18h55. 

CONFIRA MAIS PUBLICAÇÕES SOBRE O NOVO PROGRAMA DE RÁDIO 

Norte Agropecuário amplia atuação no rádio com programa diário na capital Palmas

NA 101 FM

O “Agro & Negócios” é sempre aos domingos, das 7h às 8h, na 101 FM, de Presidente Prudente (SP), apresentado pelo jornalista prudentino Cristiano Machado. O sinal da emissora, via 101 FM, chega a 82 cidades do oeste de São Paulo, norte do Paraná e sul do Mato Grosso do Sul, onde vivem 1,5 milhão de pessoas, sem contar a audiência enorme na internet, por meio das redes sociais, para o Brasil e o mundo.

A atração apresenta reportagens especiais baseadas em números e dados técnicos que comprovam os benefícios do setor do campo, tanto econômicos e sociais, como produção de alimentos, geração de renda e emprego.

O “Agro & Negócios” abre espaço ainda para dar destaque a tecnologias empregadas no campo, experimentos e estudos realizados para informar e conscientizar a todos sobre a necessidade de melhorar cada vez mais a produção, com eficiência e primando pela qualidade e sustentabilidade.

Tags:

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário