Acaba de ser renovada, pela Associação de Certificação Instituto Biodinâmico (IBD), a certificação orgânica das sementes de milho AL-Paraguaçu, carro-chefe das sementes da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, produzidas pelo Departamento de Sementes, Mudas e Matrizes (DSMM), unidade da Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável (CATI/CDRS). “Este ano, serão 20 hectares de plantio do milho AL-Paraguaçu a serem produzidos na Fazenda Ataliba Leonel”, afirma Gerson Casentini, diretor do DSMM. A “Fazenda do Estado”, como é conhecida, fica localizada no município de Manduri (SP) e é responsável por grande parte da produção de sementes pelo Estado de São Paulo. Além dos novos lotes do milho AL-Paraguaçu, também estarão disponíveis, para maio de 2022, sementes de amendoim, ambas produzidas em sistema orgânico.
Desde 2017, as sementes disponibilizadas pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento têm a certificação orgânica pelo IBD. Tal renovação é feita a cada ano, ficando disponíveis para a safra seguinte. Com a renovação da certificação, já estão liberadas para venda aos produtores as sementes do AL-Paraguaçu, para o plantio de verão, realizado em setembro/outubro, com o início das chuvas, após o período de estiagem. Atualmente, estão à venda sacas de 20kg, por R$ 160, e sacas de 5kg, por R$ 40.
O selo do IBD garante que o produto é cultivado sem substâncias químicas, nem de transgênicas, e está em conformidade com as leis sanitária, ambiental e trabalhista nacionais. O IBD Certificações é a maior certificadora de produtos orgânicos e sustentáveis da América Latina; é a única empresa 100% brasileira de certificação e tem credibilidade internacional.
A encomenda e venda das sementes podem ser feitas diretamente nos Núcleos de Produção de Sementes e/ou nas Casas da Agricultura locais. Os endereços se encontram no site www.cdrs.sp.gov.br. Os interessados também podem tirar dúvidas e fazer encomendas via WhatsApp, pelo (19) 99790-8824. (Da Assessoria)
Deixe um comentário