Criada em 15/02/2022 às 08h30 | Agronegócio

Segurança Pública e Adapec firmam Termo de Cooperação para o combate a crimes em zonas rurais do Tocantins

Parceria favorece o desenvolvimento de ações de inteligência e estabelece a partilha de recursos tecnológicos entre os órgãos. Termo permitirá que a Polícia Civil acompanhe movimentação de bovinos no Tocantins.

Imagem
Termo permitirá que a Polícia Civil acompanhe movimentação de bovinos no Tocantins. (Foto: divulgação)

Walquerley Ribeiro
De Palmas (TO)

O secretário de Estado da Segurança Pública do Tocantins, Wlademir Costa, e o presidente da Agência de Defesa Agropecuária, Paulo Lima, nesta sexta-feira, 11, assinaram termo de cooperação técnica que visa o compartilhamento de informações entre as pastas. Com o acordo firmado, a Polícia Civil do Tocantins (PC-TO) passa a ter acesso a dados disponíveis sobre a movimentação de bovinos, a fim de aperfeiçoar as investigações de crimes na zona rural.

O termo de cooperação é mais uma medida apresentada pela Segurança Pública do Tocantins (SSP-TO) em resposta às demandas de produtores rurais que solicitaram reforço no combate aos crimes nas regiões rurais, principalmente nas cidades de Porto Nacional, Paraíso e Lajeado.

Para Wlademir Costa, a segurança ao homem do campo é uma demanda que se tornou prioridade a policia. “Essa é uma parceria estratégica e inovadora, pois por meio dela a Polícia Civil do Tocantins terá informações importantes para o monitoramento de rebanhos e consequentemente o sistema da Adapec subsidiará as ações preventivas e investigativas. A medida trará grandes resultados”, destaca.

Com o termo ações de inteligência poderão ser traçadas em parceria, além de estabelecer a partilha de recursos tecnológicos entre os órgãos. O presidente da Adapec, Paulo Lima, aprovou a iniciativa. “Estamos instalados nos 139 municípios do Tocantins. Em consequência disso, temos condições de participar e colaborar com a segurança do homem do campo, diante do aumento de crimes nas regiões rurais”, disse.

Audiências Públicas

Em duas audiências públicas realizadas no último mês de janeiro, entre produtores rurais, prefeitos, representantes de sindicatos e associações rurais, com a SSP, Polícia Civil e Polícia Militar, foram traçadas linhas para o combate e a investigação dos crimes no campo.

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário