Daniel Machado
De Brasília (DF)
Depois de ser bastante prejudicada pelo clima ruim do ano passado, plantio fora da janela ideal e aparecimento de pragas, a safra de milho do Tocantins de 2022 tem tudo para ser recorde, atingindo patamares de plantio próximos aos de 50% da área de soja.
Conforme o engenheiro agrônomo e professor universitário Thadeu Teixeira Júnior, a área plantada do cereal no Estado seguramente vai passar dos 400 mil hectares e pode chegar a até 520 mil hectares. Inclusive, a previsão de pelo menos 400 mil hectares é a mesma da Aprosoja (Associação de Produtores de Soja e Milho do Tocantins).
Thadeu Teixeira Júnior explicou que os estados que produzem milho há mais tempo possuem área plantada em torno de 40% a 50% do utilizado para a soja e, isso, tende acontecer agora também no Tocantins. Ele afirmou que as expectativas são muito boas. “Seguindo essas tendências climáticas, com as condições favoráveis, esperamos números assim para a nossa segunda safra. Já temos plantio avançado, propriedades que plantaram a soja em outubro já estão com milho grande, em fase de desenvolvimento vegetativo adiantando, e com isso terá condições de ser beneficiado pelas chuvas de março”, ressaltou.
Caso os 520 mil hectares de milho plantado no Tocantins se confirmem, poderão ser colhidas mais de 2 milhões de toneladas do cereal no Estado.
Clique aqui e ouça a reportagem completa
Deixe um comentário