Edvânia Peregrini
De Palmas (TO)
Com a aproximação da 7ª Edição da Feira Agrotecnológica da Região Sudeste (Agrosudeste), marcada para 12 a 15 de abril, os preparativos também se intensificam e, nesta semana, de 1° a 3 de fevereiro, uma equipe do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) de Almas, em parceria com a Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) e alunos do Colégio Agropecuário de Almas, está no Parque Agrotecnológico Neiçon Gomes, em Almas, para a implantação da Vitrine Tecnológica Arena do Conhecimento.
Essa vitrine, fruto também da parceria com a Embrapa e o Colégio Agropecuário de Almas, empresas privadas e Prefeitura de Almas, terá como proposta demonstrar os resultados em tecnologias e produtos com potencial de aplicação comercial e industrial ao agricultor familiar; e também promover as tecnologias resultantes de pesquisas feitas na Universidade.
Acompanhando os trabalhos, a diretora de Pesquisas Agropecuárias da Unitins, Marjore Trajano, informou que serão montados vários campos experimentais com diversas culturas, como arroz, gergelim, milho, milheto e soja. “A proposta é mostrar para o produtor, além dos potenciais de cada cultura, o que temos de pesquisa na área, mostrar para os alunos dentro dos nossos cursos com o que eles podem trabalhar, destacando as culturas da região”, destacou Marjore.
Considerada a maior Feira Agrotecnológica do sudeste do Tocantins, a expectativa para esta edição é contar com o apoio dos 22 municípios da região e atrair um público estimado de 10 mil pessoas durante os três dias do evento. Para isso, a comissão prepara uma programação bem diversificada e atrativa, como exposição de insumos e maquinários agrícolas, vitrines tecnológicas, feira da Agricultura familiar, Dias de Campo, atendimento institucionais de órgãos do Governo e muitas atrações culturais.
Lançamento
Para impulsionar a economia local durante a exposição, a comissão organizadora agendou o lançamento da feira para o dia 28 de fevereiro, na Câmara Municipal de Almas, onde além de lançar a 7ª edição, vai oferecer os serviços do Mutirão do Agrocrédito e o Mutirão da Piscicultura, em parceria com a Agência de Fomento, para que projetos de acesso ao crédito rural sejam liberados e o produtor aproveite a oportunidade da feira. “Nossa expectativa é movimentar cerca de R$ 20 milhões em negócios na feira e o produtor tenha condições de adquirir maquinários e insumos e condições favoráveis e claro também tenha o recurso para investir e custear sua atividade agrícola”, enfatizou o presidente da Central das Associações dos Produtores Rurais de Almas e Porto Alegre (Cenaprap), João de Albuquerque Filho.
Para o presidente do Ruraltins, Washington Ayres, apoiar a realização da Agrosudeste é impulsionar as atividades agrícolas no sudeste do Estado, que, somados aos serviços de assistência técnica e extensão rural fortalece e desenvolve as principais cadeias da região, como a pecuária, a fruticultura e a piscicultura. “O Governo do Tocantins tem nos dado respaldo para colocar em prática o nosso Programa Ater Tocantins, um plano de ação voltado para o desenvolvimento e o fortalecimento da agricultura familiar do Estado do Tocantins. E nessa proposta, levar diversos serviços do órgão no lançamento da Agrosudeste, como o Mutirão do Agrocrédito e da Piscicultura para auxiliar os produtores com a elaboração de projetos para terem acesso a linhas de crédito e assim ter condições e aproveitar a feira para melhorar e aumentar sua produção”, concluiu o gestor.
Deixe um comentário