Edvânia Peregrini
De Palmas (TO)
Nesta terça-feira, 25, produtores e técnicos do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) participaram do Dia de Campo sobre Piscicultura, visando fortalecer e fomentar a cadeia produtiva no município de Novo Acordo. A ação, realizada na propriedade do piscicultor Juradel Rocha Amaral, é uma realização da Regional de Porto Nacional, por meio do convênio Oportunidade, e em parceria com a prefeitura municipal, a Agência de Defesa Agropecuária (adapec), agência local do Bradesco, Agronorte e Agrolima.
Na programação, o extensionista e médico veterinário, Fabrício Pavan, iniciou sua palestra destacando a importância de parcerias para fomentar e impulsionar a cadeia produtiva de peixes, desde o atendimento técnico do Ruraltins na elaboração de projetos para aquisição de crédito à junção de forças dos produtores para a aquisição insumos com o menor custo possível.
Na ocasião a assistente social do Ruraltins, Eliane Alves de Jesus, completou que um dos esforços do Ruraltins será buscar informações e reunir os interessados para reativar a associação de produtores de peixes no município, e assim somar esforços para fortalecer a cadeia da piscicultura em Novo Acordo e região.
Com espaço aberto para esclarecer dúvidas e receber mais informações sobre o cultivo de peixes no Estado, o encontro abordou ainda os princípios básicos para a piscicultura em tanque escavado, ministrados pelo gerente de pisca e Aquicultura do Ruraltins, Andrey Costa; a sanidade de animais aquáticos, pelo técnico da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), e Manejo Alimentar, pelo representante da Agrolima, Ruvoney Gomes Junior.
Com a criação de peixes redondos para fins comerciais, o produtor Rocha Amaral e também anfitrião do evento, relata que retomou a atividade há dois anos e meio, e por já ter experiência em peixes e também gostar da atividade, buscou recursos do Programa Nacional da Agricultura Familiar (Pronaf) para aumentar a produção. “Aqui a gente conta com o apoio do Ruraltins, hoje temos quatro tanques [escavados]. Daqui eu consigo tirar uma renda boa, e já estamos trabalhando pensando na Semana Santa, onde eu devo tirar cerca de 3,5 toneladas de caranha e tabatinga”, disse, completando que todo o produto é comercializado na cidade.
Os produtores de Ponte Alta Temístocles Marques Amaral e Euclides Castro da Silva Filho, participaram do evento, e frisaram que a discussão foi positiva, porque sempre tem um conhecimento a mais para compartilhar e aprender.
Convênio Oportunidade
O Dia de Campo faz parte das metas do Convênio Oportunidade nº 839847/2016, firmado entre Governo do Tocantins e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Executado em todas as regiões do Estado pelo Ruraltins, o Convênio Oportunidade tem por finalidade fortalecer os serviços de assistência técnica e extensão rural, no sentido de garantir ao agricultor familiar melhorias na gestão da sua propriedade, favorecendo maior geração de renda e melhoria na qualidade de vida da sua família.
Deixe um comentário