Criada em 29/09/2021 às 09h41 | Agronegócio

Extensionistas do Ruraltins recebem capacitação técnica sobre cultivo da banana

Treinamento, que prossegue até a quinta-feira, 30, tem ações voltadas para técnicos nas produções de banana e maracujá.

Imagem
A fruticultura é uma atividade crescente no Tocantins e os conhecimentos adquiridos durante esse treinamento serão multiplicados nas propriedades rurais", destacou Fabiano Miranda. (Foto: Ruraltins/Governo do Tocantins)

LÚCIA BRITO
De Palmas (TO)

O Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), ministra capacitação técnica em fruticultura, no Distrito Irrigado Manuel Alves (Dima), localizado em Dianópolis, na região sudeste do Tocantins. O treinamento, que prossegue até quinta-feira, 30, tem ações voltadas para técnicos do órgão nas produções de banana e maracujá, com explanações respectivamente do engenheiro agrônomo Delmácio Antunes e do técnico em Fruticultura, Valdinei Silva.

A abertura das atividades ocorreu na manhã desta terça-feira, 28, com a participação do gestor do Ruraltins, Fabiano Miranda; do diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural, Marco Aurélio Vaz; do supervisor Regional de Taguatinga, Lindomar Pereira; e do gerente Executivo do Dima, Patrick Diogo Antunes.

O presidente Fabiano Miranda ressaltou o esforço da extensão rural em superar os desafios impostos pela pandemia, no sentido de cumprir as atividades e entregar bons resultados aos produtores rurais. “Nosso foco é qualificar cada vez mais o corpo técnico do Ruraltins para que promovam a segurança alimentar das famílias e a geração de renda no campo. A fruticultura é uma atividade crescente no Tocantins e os conhecimentos adquiridos durante esse treinamento serão multiplicados nas propriedades rurais. Estou à disposição dos extensionistas para somar e fortalecer a assistência técnica e, consequentemente, o Ruraltins”, frisou.

O diretor Marco Aurélio Vaz deu sua contribuição falando das parcerias nas esferas pública e privada, demonstrando que “a extensão rural vive um momento de resgate, motivação, reestruturação das atividades em todas as áreas, priorizando e valorizando o corpo técnico”.

Bananicultura

O enfoque na cultura da banana marcou o início do treinamento. Com uma abordagem bem interativa, o engenheiro agrônomo Delmacio Antunes conduziu as discussões mostrando, dentre vários aspectos, as formas de planejamento, como tirar mudas de um bananal, como aplicar a adubação correta para garantir os nutrientes necessários, o combate às pragas na lavoura e a comercialização da fruta.

“A banana é uma das frutas mais consumidas no Brasil e no mundo, por isso merece toda atenção, compartilhamento de informações e experiências. E sendo a fruta mais consumida, dá para viabilizar grandes negócios. E, principalmente, nós que somos extensionistas devemos dar importância a essa cadeia de relevância social e econômica no meio rural”, frisou o engenheiro agrônomo.

Cumprindo a programação do treinamento, também haverá visitas aos produtores de banana, do Distrito de Irrigação Manuel Alves, para troca de experiências e conhecimento da realidade local.

O curso cumpre metas do Convênio Oportunidade nº 839847/2016, firmado entre Governo do Tocantins e Mapa, que assiste 800 famílias de agricultores familiares com renda de zero a quatro salários mínimos, e conta com a participação de 100 técnicos que prestam assistência técnica, acompanhando de perto o desenvolvimento das atividades do agricultor participante, além de promover a implantação de Unidades de Referências Tecnológicas (URTs) e a realização de dias de campo. 

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário