Lúcia Brito
De Palmas (TO)
O Governo do Tocantins, por meio do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura, promoveu uma capacitação sobre boas práticas na fabricação de produtos derivados do pequi, manga e abacaxi, para um grupo de agricultoras familiares do município de Juarina, a 241 km de Palmas.
Ocorrida no Centro de Referência em Assistência Social (Cras), a oficina foi ministrada pela engenheira de alimentos do Ruraltins, Josenilda Guimarães, observando os cuidados quanto ao manuseio adequado dos alimentos e armazenamento. Na oportunidade as agricultoras participaram de práticas na produção de farinha temperada sabor pequi, na embalagem do pequi in natura, seguiram receitas de geleia de abacaxi com pimenta, compota de abacaxi, panna cotta de manga e geleia de manga com maracujá.
De acordo com Luiz Fernando Pereira, chefe do escritório local de Pequizeiro e responsável pelo atendimento no município de Juarina, a iniciativa teve como objetivos agregar mais valor aos produtos e gerar renda nas propriedades rurais. "A cultura do abacaxi vem se expandindo na região com grandes áreas plantadas, por exemplo, e o curso vai possibilitar gerar renda, porque parte da lavoura com os frutos menores que iria se perder, por não atender as exigências do mercado externo, vai poder ser beneficiada pelos produtores, agregando valor e obtendo uma renda extra na propriedade”, disse.
A agricultora Neusa Fernandes participou da oficina acreditando que a partir de agora o conhecimento adquirido fará a diferença. “Ao processar os alimentos agregamos muito valor, aumetamos nosso lucro, além da aprendizagem que levamos para vida toda”, relatou.
Ruraltins
O Ruraltins realiza capacitações em todo o Estado em atendimento as demandas dos produtores assistidos. Além disso, com atuação em importantes cadeias produtivas, os técnicos oferecem assistência e orientação quanto ao plantio e condução de lavouras para produção de grãos, cereais, frutas e hortaliças. Também estão presentes na criação de bovinos de corte, leite e pequenos animais; na apicultura; piscicultura; na área ambiental; em projetos de irrigação e de crédito rural das atividades agropecuárias financiadas pelas instituições bancárias.
Deixe um comentário