Criada em 07/11/2022 às 09h35 | Pesquisa

Projeto feito em parceria pela Unitins de Dianópolis e Norte Agropecuário vence prêmio científico em Gurupi

Trabalho em conjunto com o Curso de Ciências Contábeis da universidade em Dianópolis mostrou Horta Cheiro Verde, de Almas. Projeto retratado pela parceria no site e no programa de rádio, venceu a Mostra Científica, na categoria Ciências Sociais Aplicadas, da 8ª Sicteg.

Imagem
Projeto retratado pela parceria no site e no programa de rádio, venceu a Mostra Científica, na categoria Ciências Sociais Aplicadas, da 8ª Sicteg. (Foto: Prêmio Sicteg)

Daniel Machado 
De Brasília (DF)

Parceria entre o Norte Agropecuário e o curso de Ciências Contábeis da Unitins de Dianópolis tem se mostrado importante na ciência e tecnologia do Estado e amplia a conquista de resultados. Na semana passada, projeto retratado pela parceria no site e no programa de rádio, venceu a Mostra Científica, na categoria Ciências Sociais Aplicadas, da 8ª Sicteg (Semana Integrada de Ciência e Tecnologia de Gurupi).

O projeto vencedor levou a público o trabalho do empreendimento Horta Cheiro Verde, em Almas. “Tem este nome porque seu carro chefe de vendas é o cheiro verde. Mas se produz outras culturas como alface, couve, rúcula, quiabo, jiló, abóbora, entre outros. O ponto central da pesquisa foi identificar que existe um poço artesiano e energia solar na horta, o que minimiza os custos e maximiza os lucros, mostrando que o nosso agricultor familiar, com financiamento apropriado, inova”, ressaltou Gabriel Machado, professor coordenador do curso.

O projeto teve a participação dos acadêmicos Sandra Emília Santos de Carvalho e Wemerson Oliveira Sá, com orientação dos professores Gabriel Machado, Maria Regina Teixeira da Rocha, Ângela Maria de Jesus Oliveira e Ana Felícia Cavalcanti Pires. Na iniciativa, os alunos foram divididos em grupos para conhecer e entrevistar pequenos produtores rurais do Sudeste.

A qualidade do trabalho de Sandra Emília e Wemerson Sá fizeram com que o projeto fosse para evento científico e se saísse vencedor. “Este ano tive o prazer de participar da Sicteg em Gurupi. Estávamos concorrendo ao prêmio com um artigo que tinha como produção da agricultura familiar um estudo de caso sobre olericultura em Almas. Foi um prazer ganhar em primeiro lugar o prêmio. É gratificante saber que um artigo nosso que concorreu com outras pessoas que também tinham capacidade de ganhar e a gente ficou em primeiro lugar. Eu só tenho a agradecer, foi uma experiência maravilhosa e dizer o meu muito obrigado aos organizadores do evento”, ressaltou Sandra Emília.

Já Wemerson agradeceu aos professores e ressaltou a experiência. “Gostaria muito de agradecer também a Unitins que só vem ano crescendo. E a cada vez mais com muita excelência e qualidade, priorizando sempre os acadêmicos. Eu nunca imaginei que poderia ganhar um prêmio assim. Muito obrigado pelo reconhecimento e pela forma de incentivo a buscar cada vez mais a pesquisar e realizar vários projetos”, salientou.

O professor Gabriel Machado acrescentou, ainda, que a pesquisa mostrou a importância do financiamento para a inovação do agricultor familiar. “A pesquisa sugere que o governo amplie e melhore as taxas de juros para que os agricultores consigam os financiamentos. Eles são hoje os principais produtores dos alimentos que vão à mesa dos brasileiros”, ponderou.

Clique aqui e ouça reportagem em áudio sobre o tema.

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário