Clique no ícone acima e ouça a entrevista
Elmiro de Deus
DE PALMAS (TO)
O governo do Estado, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), iniciou na manhã desta quinta-feira, 18, as ações do Programa Tocantins Conectado, visando o agrodesenvolvimento de diversas cadeias produtivas agropecuárias do Estado. Produtores, secretários de agricultura municipais de 30 prefeituras, 04 colônias de pescadores e uma associação de produtores participaram de uma reunião virtual sobre os desafios e perspectivas da piscicultura no Tocantins.
O Programa terá encontros virtuais, ao longo do ano, em diversas cadeias produtivas, piscicultura, pecuária de corte e leite, suinocultura, avicultura, apicultura, ovinocultura, entre outros. Nos encontros, as atenções serão voltadas para o incentivo a produção de matéria-prima e agroindustrialização.
Ao fazer a abertura do encontro, o secretário da Seagro, Jaime Café, explicou a importância do programa para estimular a produção nas diversas cadeias produtivas do setor agropecuário. “Essa é uma determinação do governo do Estado, na gestão municipalista para levar a todos os municípios as condições necessárias, conhecimento e transferências de tecnologias para o desenvolvimento das cadeias produtivas na agricultura e pecuária. A criação de peixe é uma alternativa rentável e viável para a geração de renda nos municípios tocantinenses”, reforçou.
A PISCICULTURA
Na reunião sobre a piscicultura, técnicos da Seagro e do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) fizeram explanação do potencial e perspectivas da piscicultura tocantinense. “A produção de peixe no Estado é extremamente otimista, possui as condições climáticas e logísticas favoráveis, frigoríficos instalados, laboratórios de alevinos, matéria-prima (milho e soja) para produção de ração. A expectativa nesta atividade econômica é gerar 13.500 mil empregos diretos e indiretos e um giro econômico superior a 93 milhões de reais”, disse o Zootecnista da Seagro, Thiago Tardivo.
OS DADOS
Segundo informações da Associação Brasileira da Piscicultura (PeixeBR), a piscicultura deverá apresentar crescimento satisfatório nos próximos anos. Apenas nos seis primeiros meses de 2020, o faturamento das exportações cresceu em 33%. A atividade levou a uma receita de venda montante de U$ 5,4 milhões no primeiro semestre de 2020. Segundo a Seagro a produção aquícola tocantinense teve um crescimento de 17% em relação ao ano de 2019.
No final, a engenheira de Alimentos da Seagro, Verônica França, explicou sobre os incentivos da produção em todas as cadeias. “Essa é uma iniciativa do governo do Estado para implementar políticas públicas baseadas em sua “agrovocação”, de forma a gerar o desenvolvimento regional”, detalhou.
SECRETÁRIOS MUNICIPAIS
Ao participar da reunião, o secretário de agricultura do município de Babaçulândia, Jânio Guimarães, disse que o programa é de suma importância, principalmente para os pequenos produtores. “É uma ação promissora, pois acreditamos na força do produtor, o município é agropecuário, esse programa possibilita alavancar ainda mais a produção local”, ressaltou. Já o secretário de agricultura de Barrolândia, James Lages, manifestou otimismo aos incentivos do programa. “É de grande relevância para as cadeias produtivas, principalmente para os pequenos produtores, tanto na pecuária como agricultura, precisamos muitos desta sustentação por parte do governo do Estado”, disse. (Da SeagroTO)
Clique no ícone acima e veja a mensagem
do empresário Bruno Maluly
Clique no ícone acima e veja a reportagem
Clique no ícone acima e acompanhe a entrevista
Clique no ícone acima e assista ao programa
Deixe um comentário