Criada em 07/05/2018 às 14h50 | Agronegócio

Produtos da agricultura familiar em evidência na Agrotins 2018

Na Vitrine da Agricultura Familiar organizada pelo Ruraltins, os visitantes poderão conhecer as riquezas do artesanato tocantinense e adquirir produtos beneficiados pelas agroindústrias familiares como doces, queijos, compotas, conservas, licores, geleias, farinha, biscoitos e mel.

Imagem
Expositores da Agricultura Familiar de diversas regiões do Estado vão estar presentes na Vitrine da Agricultura Familiar na Agrotins 2018. (Foto Divulgação Governo do Tocantins)

Lúcia Brito
DE PALMAS (TO)

Expositores da Agricultura Familiar de diversas regiões do Estado vão estar presentes na Vitrine da Agricultura Familiar, espaço destinado ao Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), na Agrotins 2018, que acontece a partir desta terça-feira, 08 de maio, no Centro Agrotecnológico de Palmas.

De acordo com Ezio Silva, responsável pela organização dos expositores, o visitante que passar pelo estande do Ruraltins, vai conhecer as riquezas do artesanato tocantinense e adquirir produtos beneficiados pelas agroindústrias familiares como doces, queijos, compotas, conservas, licores, geleias, farinha, biscoitos, mel, além do artesanato em palha de babaçu, em madeira, dentre outros objetos.

“Durante a feira vamos trazer as delícias da roça, típicas da agricultura familiar, por meio dos empreendimentos rurais devidamente regularizados na Agencia de Defesa Agropecuária (Adapec). O objetivo é fortalecer o setor das agroindústrias, foco da Agrotins 2018”, afirma.

Unidades Demonstrativas

Além dos expositores, a Vitrine da Agricultura Familiar apresenta ainda, na área de campo, as unidades demonstrativas que visam o fortalecimento das atividades produtivas, desenvolvidas pelos produtores rurais. De acordo com o diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural, do Ruraltins, Edmilson Rodrigues, na Agrotins estarão a disposição dos produtores, técnicos e estudantes, as unidades demonstrativas sobre Projeto Reniva (multiplicação rápida da mandioca), avicultura, apicultura, piscicultura, bovinocultura, criação de pequenos animais, além de novas tecnologias de plantio consorciado, olericultura, fruticultura, sistema de integração lavoura- pecuária-floresta, sistema agroflorestal, recuperação de pastagens degradadas, com plantio de arroz Terras Altas, adubação verde, processamento do açaí e túnel vegetal.

“Nosso objetivo maior é levar conhecimentos e tecnologias. Por isso, é interessante que o produtor participe das atividades, dos dias técnicos, que conversem com os profissionais do Ruraltins, para saber quais são as alternativas viáveis de produção que favoreçam a sua vocação e proporcionem o crescimento econômico de suas propriedades”, avalia o diretor.

Outros atrativos

O espaço contará ainda com o pesque e leve, e com auditório onde serão realizadas mini-oficinas, palestras e dia técnico da avicultura. A Vitrine da Agricultura Familiar traz ainda uma programação cultural com apresentações Indígena da etnia Xerente, de Tocantinia e Orquestra Sanfônica Amor Perfeito, da Escola Estadual Vila União, de Palmas. (Do Ruraltins)

 

Tags:

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário