Felipe Maranhão
De Araguaína (TO)
A prefeitura de Araguaína inaugurou nessa segunda-feira, 8, a iluminação pública do Projeto de Assentamento Paraíso. Essa foi última comunidade da zona rural do município que ainda não era assistida com a rede de energia elétrica. O assentamento está localizado na região do Grampinho, a 100km da cidade, e recebeu cerca de mil metros de rede de média tensão.
Com a entrega da nova estrutura, a Prefeitura alcança 100% da zona rural com instalações de rede de energia modernas e iluminação pública em LED.
“Nosso compromisso sempre foi levar qualidade de vida para a zona rural de Araguaína. O P.A Paraíso marca esse compromisso para 100% dos assentamentos, onde estamos levando desenvolvimento, com rede de energia elétrica, estradas recuperadas e pontes de concreto que garantem o escoamento de produção no campo”, destaca o prefeito Wagner Rodrigues.
Para a Valdirene Ferreira, que é moradora do Assentamento Paraíso há 10 anos, a chegada da energia elétrica representa a realização de um sonho.
“Nós fazíamos uma gambiarra, trazendo energia de uma fazenda vizinha, mas não dava para ligar mais de um eletrodoméstico e passávamos muita dificuldade. Nós estamos muito felizes, realizando este sonho, e agora vou poder comprar nosso primeiro ar-condicionado e dar mais conforto para a minha família”, conta a professora Valdirene Ferreira.
Cerca de 140 famílias vivem na região do P.A Paraíso e utilizam a agrovila para comércio e eventos comunitários. No local, também existe uma escola municipal que, atualmente, atende 62 crianças do primeiro período da educação infantil até o quinto ano do ensino fundamental.
“Apesar da escola já possuir ar-condicionado nas salas e computadores, a rede de energia ainda era improvisada e dividíamos a rede com alguns moradores, o que prejudicava o desempenho dos aparelhos. Agora, vamos poder proporcionar mais conforto para os alunos”, explica a diretora de Escolas do Campo da Secretaria da Educação de Araguaína, Cristiane Palmeira.
Qualidade das estradas
Além da iluminação pública em toda a zona rural de Araguaína, a Prefeitura segue com os programas Máquinas na Estrada e Travessia, para levar qualidade de vida à população que vive no campo e garantir o transporte escolar e escoamento da produção agrícola.
Junto com a melhoria na qualidade das estradas da zona rural que já ultrapassam os 350 km de vias recuperadas, o programa Travessia já entregou 18 pontes de concreto e outras 13 estão em processo de execução, beneficiando milhares de famílias que vivem da agropecuária em comunidades rurais e projetos de assentamento.
O objetivo da Prefeitura de Araguaína é levar esse serviço para todas as estradas rurais dentro dos limites municipais, incluindo as rodovias estaduais sem asfalto, como a TO-421, que liga a BR-153 ao Povoado Água Amarela, onde uma ponte de concreto também já está sendo construída.
Deixe um comentário