Criada em 31/10/2021 às 17h14 | Grãos

Mesmo com preços aquém do esperado, plantio do arroz arranca bem; chuvas favorecem, afirma produtor rural Fausto Garcia

O Estado do Tocantins é o terceiro maior produtor de arroz do Brasil. Esta cultura agrícola foi o principal destaque do Norte Agropecuário no Rádio desta segunda-feira, 1º de novembro. O programa vai ao ar de segunda a sexta-feira na Hits FM, 93,5 em Palmas, sempre às 7h55 e às 18h55.

Imagem
Fausto Garcia: Cerca de 120 mil hectares devem ser cultivados, apesar de desânimo com valores e alta de insumo (foto: Wilson Rodrigues/SeagroTO/Arquivo)

DANIEL MACHADO
DE BRASÍLIA (DF)

Apesar de um certo desânimo do produtor com o preço atual do arroz e do alto custo dos insumos, o plantio do cereal no Tocantins arrancou muito bem e vem sendo favorecido por chuvas mais frequentes que as esperadas para essa época do ano.

A informação é do presidente da Aproeste (Associação dos Produtores Rurais do Sudoeste do Tocantins), Fausto Vinícius Garcia. Ele prevê que todos os cerca de 120 mil hectares de arroz do Estado devem ser cultivados e a safra 2021/2022 deve ficar em torno de 720 mil toneladas de arroz.

“O plantio nas várzeas tocantinenses estão se iniciando, tudo dentro da normalidade. Produtor tocantinense um pouco desanimado com o valor menor do que o esperado para o arroz e o alto custo dos insumos. Mas, as chuvas acima da média favorecem o início do plantio melhor, o que é uma garantia de uma safra boa. Estamos em um momento que está ocorrendo muito bem”, destacou Fausto Garcia.

Atualmente, a saca de 60 quilos de arroz está avaliada em torno de R$ 95.

CLIQUE NESTE LINK, BAIXE O PODCAST E CONFIRA O PROGRAMA DESTA SEGUNDA-FEIRA 

NA HITS FM

O arroz foi o principal destaque do Norte Agropecuário no Rádio desta segunda-feira, 1º de novembro. O programa vai ao ar de segunda a sexta-feira na Hits FM, 93,5 em Palmas, sempre às 7h55 e às 18h55.

O Tocantins hoje é o terceiro maior produtor de arroz do Brasil, só atrás do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.

Segundo a estimativa de VBP (Valor Bruto da Produção), indicador calculado pelo Ministério da Agricultura, a produção de arroz do Estado é avaliada em pouco mais de R$ 1,28 bilhão. No Tocantins, o arroz é o quarto maior ativo agropecuário, superado apenas pela soja, a carne bovina e o milho.

Tags:

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário