Criada em 03/06/2019 às 10h56 | Comunicação

Após casos no Ceará e Piauí, Defesa Agropecuária garante que prioriza ações para evitar peste suína clássica no Tocantins

O Tocantins intensificou a fiscalização nas barreiras fixas e volantes e prioriza o recadastramento das propriedades, entre outras ações. “Estamos fazendo todo esse trabalho para não deixar que essa doença entre no Tocantins”, disse o diretor da Adapec, Márcio Rezende.

Imagem
Técnicos do Tocantins estiveram no Ceará e no Piauí para atuar no controle dos casos de peste suína clássica (foto: CNA/Divulgação)

Em entrevista ao programa Norte Agropecuário no Rádio, o diretor de Defesa, Sanidade e Inspeção Animal da Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec), Márcio Rezende, afirmou que ações são desenvolvidas para evitar que a peste suína clássica chegue ao Estado.

Já houve registros recentes de casos no Ceará e no Estado vizinho Piauí. Segundo ele, o Tocantins tem aumentado a fiscalização nas barreiras fixas e volantes e prioriza o recadastramento das propriedades. “O Estado faz todas as ações com a maior responsabilidade possível. Estamos fazendo todo esse trabalho para não deixar que essa doença entre no Tocantins”, disse.

CLIQUE AQUI E OUÇA O PROGRAMA NORTE AGROPECUÁRIO NO RÁDIO NA ÍNTEGRA  


Clique no ícone acima e ouça o programa

Técnicos da Adapec estiveram no Ceará e no Piauí para auxiliar no controle. “Chegando ao Piauí os técnicos se depararam com situação de sacrifício de animais, recadastramento, entre outras ações. O objetivo é controlar a difusão da doença. A peste suína clássica é uma doença que se propaga rapidamente”, disse Rezende.

CASOS NO PIAUÍ

Na última segunda-feira, 20, o governo do Piauí divulgou nota técnica na qual confirma mais seis focos de peste suína clássica (PSC), totalizando 12 focos da doença no Estado. Ao todo, cerca de 778 animais foram sacrificados, todos em criações extensivas, com o objetivo de realizar o controle da doença. Os animais estão sendo devidamente avaliados e taxados para posterior indenização aos proprietários

PLANO DO TOCANTINS

Conforme a Adapec, há no Tocantins um plano de contingência que visa à intensificação da fiscalização de trânsito nas divisas do Piauí e limítrofes a área não livre; vigilâncias ativas; notificação às empresas de transportes coletivos; abatedouros de suínos; comerciantes de rodoviárias, postos de combustíveis e restaurantes sobre o destino dos restos de alimentos desses estabelecimentos, entre outros.

OUTROS DESTAQUES

O Norte Agropecuário no Rádio destaca ainda a expectativa de frigoríficos tocantinenses para vender seus produtos à China e o calendário de recolhimento de embalagens vazias de agrotóxicos.

Na UFT 96,9 FM, o Norte Agropecuário no Rádio alcança um público de aproximadamente 400 mil pessoas que vivem em 20 cidades no entorno da capital tocantinense. O programa também está na internet, para a restante do Brasil e para o mundo no portal www.norteagropecuario.com.br e nos seus canais nas redes sociais (Twitter, Facebook e Youtube).

A atração da nova temporada na UFT FM é uma veiculação do programa em dois dias diferentes: aos domingos, a partir das 8h, e reprise às quartas-feiras, a partir das 6h20. O programa tem 30 minutos de duração, com uma apresentação do jornalista Cristiano Machado e Daniel Machado.

SAIBA MAIS

Piauí tem mais de dez casos de peste suína clássica confirmados; Tocantins envia técnicos ao local 

VEJA O QUE FOI PUBLICADO SOBRE PESTE SUÍNA NO NORTE AGROPECUÁRIO 

SAIBA MAIS DETALHES SOBRE A PESTE SUÍNA CLÁSSICA

OUÇA OUTRAS EDIÇÕES DO NORTE AGROPECUÁRIO NO RÁDIO

Tags:

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário