Criada em 31/05/2023 às 08h56 | Segurança

Governo do Tocantins recebe autorização do Ministério da Agricultura para ampliação do Sisbi ao setor de pescado

Atualmente, Tocantins conta com 14 empresas cadastradas no Sisbi. O selo Sisbi tem equivalência ao Serviço de Inspeção Federal (SIF), permitindo que a indústria comercialize seus produtos em todo o território nacional.

Imagem
Com o selo Sisbi, a empresa pode comercializar o pescado para todos os estados da federação. (Foto: Mateus Soares/Governo do Tocantins)

Welcton de Oliveira
De Palmas (TO)

O Governo do Tocantins, por meio da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), recebeu nesta terça-feira, 30, a autorização do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) para ampliação do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA) no setor de pescado. O selo Sisbi tem equivalência ao Serviço de Inspeção Federal (SIF), permitindo que a indústria comercialize seus produtos em todo o território nacional.

O gerente de inspeção animal da Adapec, Antônio José de Souza Caminha, afirmou que, com a autorização recebida pelo Estado para a concessão do Sisbi no setor de pescado, o Tocantins ficará faltando receber apenas autorização para a certificação do mel para completar o escopo do sistema de inspeção, que já conta com carnes, leite e ovos e seus derivados. “Já temos uma empresa cadastrada no SIE [Serviço de Inspeção Estadual] e apta, que já pode se adequar para solicitar a adesão ao Sisbi”, relatou Antônio José.

O presidente da Adapec, Paulo Lima, destacou que o setor de piscicultura vem crescendo no Tocantins e que esta conquista é um grande avanço para o Estado. “O governador Wanderlei Barbosa sabe da importância econômica da cadeia produtiva do peixe para o Tocantins e, para alcançar esta conquista, fizemos investimentos e melhorias na fiscalização, bem como o cumprimento de exigências que contam no cronograma, que incluiu a adequação da legislação do SIE para atender a legislação federal”, ressaltou Paulo Lima.

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário