Criada em 01/07/2022 às 09h08 | Pecuária

Rota da Pecuária chega à região central para apresentar as tecnologias de criação do gado de corte

Seagro e parceiros acompanham a evolução tecnológica para criação de gado de corte, na Fazenda São Geraldo/Agrojem. No local é feito o ciclo completo do gado de corte, cria, recria e engorda em semiconfinamento, onde anualmente é abatido cerca de 60 mil cabeças de gado.

Imagem
A genética Nelorejem, principal utilizada na Fazenda São Geraldo/Agrojem. (Foto: Lincol Filho/Governo do Tocantins)

Elmiro de Deus e Raquel Oliveira
De Palmas (TO)

Em sua quarta parada, nesta quinta-feira, 30, a Rota da Pecuária esteve na Fazenda São Geraldo/Agrojem, localizada em Marianópolis, região central do Estado. No local é feito o ciclo completo do gado de corte, cria, recria e engorda em semiconfinamento, onde anualmente é abatido cerca de 60 mil cabeças de gado. A carne abatida é exportada 95%, principalmente para a China.

Genética

Outro destaque da Agrojem é a genética Nelorejem, sendo a alta qualidade do rebanho. Atualmente, a Agrojem possui com a genética, 300 touros e 200 matrizes, dispostos ao mercado e 1.000 matrizes em reprodução. Para o gerente de genética da fazenda, Thiago Amorim a propriedade busca fomentar o programa de genética do Estado, no intuito de fornecer a tecnologia para os criadores de gado. “A base de seleção da Nelorejem é a eficiência alimentar, ganho de carcaça, desempenho ao ano, desmama ao ano, lombo e acabamento de gordura”, explicou.
Já o diretor de operação da Agrojem, Cleiton Custódio, disse que hoje a genética aplicada na inseminação das 100 mil matrizes é bem selecionada. “Usamos os melhores sêmen do Brasil, com alto padrão de produção, um animal que tem uma carga financeira e genética, o qual disponibilizamos para o mercado”, disse.

Empregos

A Agrojem é um empresa genuinamente tocantinense, a qual só compra gado de empresas tocantinenses e gera no Estado 650 empregos, em fazendas e escritórios de norte a sul do Estado, em 20 unidades, mais a sede corporativa. Possui 50 mil hectare de área própria, 100 mil hectare em área de parceria e 50 mil de área preservada.

ILP

A Agrojem possui também uma área no sistema Integração Lavoura-Pecuária (ILP), na qual cria mais de 11 mil animais em recria a pasto, tendo capacidade de ganhar 100 quilos de carcaça em 100 dias.
Para o gerente de genética da fazenda, Thiago Amorim a propriedade busca fomentar o programa de genética do Estado, no intuito de fornecer a tecnologia para os criadores de gado. “A base de seleção da Nelorejem é a eficiência alimentar, ganho de carcaça, desempenho ao ano, desmama ao ano, lombo e acabamento de gordura”, explicou.

Quarto dia

De acordo com o diretor de Agricultura, Agronegócio e Pecuária da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), José Américo Vasconcelos, nestes quatro dias da Rota da Pecuária foram visitadas, pequenas, médias e grandes propriedades rurais. “Percebemos que é uma verdadeira fábrica a céu aberto, onde se atrela a tecnologia, genética e produção. De onde saí grande parte da exportação da carne tocantinense, sendo um exemplo para o Tocantins e o Brasil, agregando lucro, produção e tecnologia”, enfatizou.

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário