Criada em 08/03/2024 às 08h49 | Negócios

Tocantins bate recorde exportações de ouro no primeiro bimestre; ouça detalhes

A tendência é que as vendas externas do precioso metal aumentem ainda mais ao longo de 2024, pois novas empresas foram habilitadas a trabalhar com a mineração, projeta presidente da Ameto, general Marco Martin.

Imagem
A tendência é que as vendas externas do precioso metal aumentem ainda mais ao longo de 2024, pois novas empresas foram habilitadas a trabalhar com a mineração, projeta presidente da Ameto, general Marco Martin. (foto: Divulgação)


Clique no ícone acima e confira o programa.

 

Daniel Machado
De Palmas (TO)

As exportações de ouro no Tocantins alcançaram mais de US$ 19 milhões (R$ 94 milhões) em dinheiro nos dois primeiros meses de 2024, um recorde que supera o valor do mesmo período do ano passado em mais de 31 vezes. Em volume, foram 315 quilos de ouro exportados.

Os dados foram apurados pelo Norte Agropecuário no Comex Stat, sistema oficial do governo federal sobre transações comerciais internacionais. Os valores do primeiro bimestre são maiores que qualquer ano inteiro, à exceção de 2023.

Conforme o presidente da Ameto (Agência de Mineração do Estado do Tocantins), general Marco Martin, a tendência é que as vendas externas do precioso metal aumentem ainda mais ao longo de 2024, pois novas empresas foram habilitadas a trabalhar com a mineração. “Nós vamos incentivar. Trazer investimentos e buscar cada vez mais fortalecer a mineração de ouro e toda a mineração no Tocantins. Nosso Estado é rico. Nós temos não só o ouro, mas também calcário, fosfato, são minerais importantíssimos na fabricação de fertilizante. Importante para o agronegócio e se soma a essa gama de minerais também a questão”, ressaltou o presidente em entrevista ao Norte Agropecuário no Rádio que vai ao ar neste sábado, 9 de março. Segundo ele, o Estado passou da produção garimpeira para uma produção empresarial.

De tudo que foi exportado, 311 quilos tiveram como destino a Suíça. Os outros quatro quilos foram para os Emirados Árabes Unidos.

Clique aqui e confira a entrevista completa com o presidente da Ameto, general Marco Martin.

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário