Criada em 06/12/2024 às 17h57 | Pesquisa

Nematoide da haste verde afeta 6 milhões de hectares de soja

A doença causa abortamento de flores e vagens, afilamento e escurecimento das folhas. Meyer explica que o problema tem mais impacto no norte do Mato Grosso, Pará, Maranhão, Tocantins, Rondônia e Amapá.

Imagem
Nematoide da haste verde afeta 6 milhões de hectares de soja. Foto: divulgação

Parte das lavouras brasileiras são afetadas por algum tipo de nematoide, microrganismos que podem causar prejuízos a várias culturas, a exemplo do nematoide da haste verde (Aphelenchoides besseyi) que pode causar reduções de até 100% na produtividade na soja. Estima-se que cerca de 6,3 milhões de hectares de cultivo de soja estejam infestados por este patógeno. Para abordar o tema, o Soja Talks, programa da Embrapa Soja no Youtube e Spotify, ouviu o pesquisador da Embrapa Soja, Maurício Meyer e a cientista visitante Luciany Favoreto.  

Segundo eles, esse nematoide vem sendo estudado na soja desde 2015, e o manejo exige conhecimento e planejamento diferenciados. A doença causa abortamento de flores e vagens, afilamento e escurecimento das folhas. Meyer explica que o problema tem mais impacto no norte do Mato Grosso, Pará, Maranhão, Tocantins, Rondônia e Amapá. “O ambiente favorável para o progresso dessa doença é o ambiente de clima quente e com muita frequência de chuvas”, explica.

Favoreto afirma que o modo de infecção e as preferências do nematoide da haste verde são diferentes dos demais nematoides e faz um aviso sobre o comportamento dele: “a diferença é que esse nematoide não fica na raiz, apesar de poder infectar a planta pela raiz e também causar estrago nessa raiz. A preferência alimentar dele é pela inflorescência, por tecidos tenros, onde tem muitos açúcares e onde ele vai estar”, orienta. Por isso, o nematoide da haste verde exige estratégias de manejo diferenciadas dos demais.

Mais informaçõesna publicação disponivel aqui

(Da Embrapa)

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário