Criada em 31/10/2023 às 10h25 | Agronegócio

Coordenadoria de Segurança Alimentar lança campanha para reativar conselhos municipais

Intitulada “Campanha #reativacomsea: Implementando Políticas Públicas de Segurança Alimentar, nos municípios” tem o objetivo de preconizar como um direito social, o direito à alimentação, o combate à fome e ao desperdício de alimento, que exigem cada vez mas ações urgentes.

Imagem
Coordenadoria de Segurança Alimentar lança campanha para reativar conselhos municipais. (Foto: Divulgação)

A Coordenadoria de Segurança Alimentar (COSALI), vinculada a Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA),  realiza, no dia 07 de novembro, uma transmissão ao vivo, sobre a formação de gestores municipais para reativar os conselhos de segurança alimentar.

Intitulada “Campanha #reativacomsea: Implementando Políticas Públicas de Segurança Alimentar, nos municípios” tem o objetivo de preconizar como um direito social,  o direito à alimentação,  o combate à fome e ao desperdício de alimento, que exigem cada vez mas ações urgentes. 

Segundo a coordenadora da Cosali,  Vanuzia Teixeira, é uma vontade do secretário de Agricultura,  Guilherme Piai,  que as cidades possam investir nesta política pública tão fundamental.  “Se temos uma pessoa com insegurança alimentar grave, já temos que nos preocupar em buscar soluções concretas”, disse o secretário durante a solenidade de entrega do Prêmio Josué de Castro.

Outra exigência atual, é que  de acordo com o artigo 28 do Decreto Federal 11.476, de 6 de abril de 2023, os conselhos municipais atuarão como instâncias de controle e participação social do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) nos âmbitos nacional, estadual, distrital e municipal.

A campanha será permanente e contará com oficinas, seminários regionais e lives orientativas.  "A meta é organizar os colegiados, com o objetivo de evitar qualquer contratempo na hora de aprovar o projetos do PAA.  Precisamos fortalecer os municípios paulistas para que, cada vez mais,  os recursos fiquem no nosso Estado”, avalia Vanuzia Teixeira.

PROGRAMAÇÃO

14h - Abertura - Coordenadora de Segurança Alimentar, Vanuzia Teixeira

14h15 - Diagnóstico de Segurança Alimentar no Estado de São Paulo -Soraia de Fátima Ramos– Pesquisadora do Instituto de Economia Agrícola (IEA)/SAA

14h35 - PAA/Federal - Gilberto de Sousa e Silva, Gerente de Operações e Cristina Richa - Assistente da Superintendente Regional

14h50 - Cesta Verde-SP/PAA - Fabiana Ferreira da Costa Gouvea - Diretora Técnica da CATI Regional de Jaboticabal

15h10 - Implementação e formação de conselho municipais de segurança alimentar - Marcelo Cunha - Diretor-Técnico do CONSEA/SP

 15h25 - Abertura para perguntas

 16h - Encerramento

(Da SAA)

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário